Faro 2005 - Baixa e zona histórica repletas de espectáculos
As ruas da Baixa de Faro e da zona história da cidade encheram-se hoje de actores e músicos que vão apresentar vários espectáculos ao longo de todo o primeiro dia de "Faro, Capital Nacional da Cultura 2005" (FCNC).
Embora parte da população local e muitos turistas desconheçam qual a programação para o primeiro dia de FCNC, o programa do evento, distribuído ao longo desta tarde por elementos da organização, é extenso e gratuito a toda a população.
Ricardo Pereira, 26 anos e a estudar na Universidade do Algarve, foi apanhado de surpresa sobre a inauguração da +Faro 2005+ ser hoje e disse à Lusa que não teve acesso a nenhuma informação, contudo revelou-se interessado em saber os nomes dos artistas e quais as horas a que iam actuar.
Em diferentes locais da Baixa de Faro iniciou-se às 16:30, em simultâneo, espectáculos musicais do "Projecto Ode" (música e palavra), The Good Time Jazz Band", Raz (música israelita), performances dos cómicos franceses "Les Doryphores" e histórias contadas pelo Coro Ossónoba junto à porta do Arco da Vila.
Os performers aéreos "Elastonautas", os cómicos franceses "Les Doryphores", o projecto Ode, "Ink" a ternura feita espectáculo e a companhia Quatre Saisons", com uma homenagem à Terra, vão actuar diversas vezes ao longo do dia, pois a festa só termina cerca das 23:00.
Mais à noite, às 22:00 a banda "Puja", com elementos espanhóis e argentinos, sobe ao coreto do jardim Manuel Bivar com dança acrobática e música original e às 22:40 é a vez do grupo "Soles Modernes" actuarem.
Cerca das 23:00 um espectáculo de fogo vai colmatar o primeiro dia da FCNC, um evento que se estenderá até ao final do ano, com espectáculos a rondarem os cinco euros, informou à Lusa Rosa Mendes, comissário da iniciativa.
Foi inaugurada hoje, às 15:00, no Museu Municipal de Faro a exposição fotográfica "Do Olhar Inquieto", com 60 imagens seleccionadas da Colecção Nacional do Centro Português de Fotografia e que estará patente ao público até 16 de Junho.
Para celebrar o início da FCNC, os alunos da Escola Básica 2,3 de Santo António (Faro) lançaram ao vento 250 balões - cheios de hélio - com poemas algarvios, um acto simbólico para "anunciar a boa nova", disse à Lusa o professor Paulo Cunha.
A escola Básica 2,3 de Santo António (Faro) trabalhou ao longo do ano lectivo no projecto intitulado "Faro, Capital Nacional da Cultura" e que terminou hoje com o lançamento de balões e a confecção de um bolo com a inscrição da FCNC no topo.
"Quando os balões com os convites presos rebentarem podem cair tanto no Algarve, como em Marrocos, na fronteira com Espanha ou no Norte do País", contou à Lusa Catarina Parrinha, 12 anos, aluna que participou na iniciativa.
Os 250 poemas diferentes são de autores algarvios tão variados como António Aleixo, João Brás, Fernando Pereira Dias ou Rogério Simões.
Confrontado com críticas de alguns professores do concelho de Faro, que lamentaram não ter sido chamados a participar na FCNC, o professor Paulo Cunha explicou que a Escola de Santo António "não foi convidada, mas sim convidou o comissário a estar presente no lançamento dos balões".
O candidato do PS à Câmara de Faro nas próximas autárquicas, José Apolinário, também quis celebrar a inauguração da +Faro 2005+ e, em conjunto com uma delegação do PS Faro, distribuiu durante a manhã de hoje rosas à população no centro da cidade de Faro.
A Faro CNC 2005 propõe ainda para hoje a exibição do documentário "Conversas com Glicínia", às 22:00, no antigo Teatro Lethes, e que contará com as presenças do realizador Jorge Silva melo e da actriz Glicínia Quartin.
Às 18:00 está marcado um concerto de música clássica pela Orquestra do Algarve, com temas de Beethoven e Hoffmeister, que acontece no Grande Auditório da Universidade do Algarve.