Fãs portugueses aguardam novo Harry Potter
Tal como milhões de fãs em todo o mundo, os admiradores portugueses das histórias mágicas de Harry Potter aguardam a chegada das 00:00 de sábado para comprar o sexto livro da série, cuja versão portuguesa só sairá em Outubro.
Intitulado "Harry Potter and the half-blood prince", o sexto e penúltimo livro da saga criada pela escritora escocesa JK Rowling é lançado às 00:00 de sábado em todo o mundo.
Em Portugal, as cadeias de livrarias FNAC e Betrand vão manter as portas abertas até mais tarde para poderem vender a edição original, em inglês, aos milhares de admiradores portugueses, tal como aconteceu no pré-lançamento dos livros anteriores.
A FNAC encomendou 10 mil exemplares do novo livro para distribuir pelas oito lojas no país, juntando ainda cerca de 2.500 pedidos de reserva feitos pela Internet.
Segundo o director de comunicação da FNAC, Viriato Filipe, a encomenda duplicou em relação ao pré-lançamento do anterior volume, mas este é um "risco calculado" porque os livros de Rowling têm muita saída.
Esta noite, quando forem 00:00, é esperada uma maior afluência de leitores e compradores nas lojas FNAC do Chiado e Colombo, em Lisboa, onde estão previstas pequenas encenações alusivas ao mundo mágico de Harry Potter, na FNAC NorteShopping, no Porto, e no Algarve.
Também a Bertrand irá alargar o horário de funcionamento nas 42 livrarias em todo o país, tendo encomendando quatro mil exemplares para vender.
Na livraria virtual portuguesa Webboom, pertencente à Porto Editora, foram já feitas 350 pré-encomendas do livro, um número considerável, segundo Rui Aragão, já que a maioria das pessoas que faz a encomenda compra pelo culto.
No site da Amazon, foram registadas 900 mil pré-encomendas, batendo todos os recordes da maior loja virtual norte-americana.
Além das livrarias portuguesas, lojas de quinze outros países adoptarão a mesma estratégia para responder a milhões de pais e filhos que seguem e alimentam o culto da personagem Harry Potter e querem ser os primeiros a comprar o novo volume.
No castelo de Edimburgo, na Escócia, a escritora JK Rowling tem preparada para a meia-noite de hoje uma leitura encenada do primeiro capítulo do novo livro para uma plateia de 70 crianças.
A versão portuguesa de "Harry Potter and the half-blood prince" só será lançada em Outubro novamente pela Presença, já que a equipa de tradutoras liderada por Isabel Nunes, só receberá o texto no sábado.
Da série sobre o jovem feiticeiro Harry Potter foram já lançados cinco dos sete volumes, que venderam milhões de exemplares em todo o mundo, tornando JK Rowling uma das mulheres mais ricas e bem sucedidas.
Em Portugal, segundo dados da Presença, foram vendidos 1,3 milhões de exemplares dos cinco volumes, mas até hoje o que teve mais sucesso foi o primeiro livro, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", de 1999, com 401 mil cópias vendidas em 22 edições.
A série, que já foi adaptada para o cinema, inclui os títulos "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara dos Segredos", "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban", "Harry Potter e o Cálice de Fogo" e "Harry Potter e a Ordem de Fénix".