Cultura
"Fé, o grande método da Razão" no Campo Pequeno
De terça a quinta-feira, o encontro "Fé, o Grande Método da Razão" vai animar a arena do Campo Pequeno, em Lisboa. O evento inclui uma exposição e várias palestras, entre as quais a apresentação do novo livro do Papa, o terceiro volume sobre "Jesus de Nazaré", e testemunhos sobre a atração que Cristo exerce nas vidas de pessoas tão diversas como o treinador Fernando Santos, o músico João Gil e o actor Miguel Guilherme
"Não podemos continuar a pensar na Fé como um pressuposto óbvio da vida comum, este não só deixou de existir como mas muitas vezes acaba até por ser negado", escreveu Bento XVI na publicação A Porta da Fé, com que assinalou a abertura do ano dedicado precisamente à fé.
A frase serve de base ao Meeting com o qual os Universitários de Comunhão e Libertação quiseram dar a conhecer os motivos que os levam a acreditar em Jesus Cristo, num mundo onde tudo parece negá-lo.
A resposta foi uma exposição interativa, subordinada ao tema "Fé, o grande método da Razão", através da qual cada pessoa é desafiada ao longo de uma reflexão sobre o que é realmente a fé, desfazendo preconceitos.
A resposta foi uma exposição interativa, subordinada ao tema "Fé, o grande método da Razão", através da qual cada pessoa é desafiada ao longo de uma reflexão sobre o que é realmente a fé, desfazendo preconceitos.
"Pretende-se dar um contributo para a redescoberta do que é a Fé. Saber o que está em causa quando dizemos a palavra fé", referem os responsáveis da exposição.
O maior desafio poderá ser derrubar o preconceito moderno de que fé e razão se opõem. "Não só se opõem como a fé é o grande método da razão!" asseguram os Universitários de CL.
Foi o que descobriu o actor Miguel Guilherme, convidado a contar o seu percurso de descoberta, na quarta-feira à noite numa palestra dedicada à fé e cultura.
Assim como o treinador de futebol Fernando Santos, falará na terça-feira à noite sobre a forma como a fé determina a forma de lidar com os jogadores e de se colocar perante os jogos que dirige.
Num dos encontros musicais incluídos no programa, o músico João Gil apresentará as razões que o levaram a compor a sua Missa Brevis.
O Meeting tem início terça-feira dia 27 às 19h00, com a inauguração oficial da exposição e a apresentação do novo livro de Bento XVI, Jesus de Nazaré, o último e dedicado à infância de Jesus. A obra vai ser apresentada por Aura Miguel, jornalista da Rádio renascença e o Padre Luís M. Hernandéz, responsável em Portugal CL em Portugal.
A exposição está aberta todos os dias das 10h00 às 23h00, realizando-se encontros e palestras às 13h00 e às 21h30 e momentos musicais às 19h00.
Veja o programa completo aqui.
A exposição será itinerante e no decorrer deste ano vai percorrer o país inteiro (estando já agendada apresentação em universidades em Lisboa, em Alverca e Braga).