Feira de São Mateus de Viseu com maior número de entradas de sempre

A edição deste ano da Feira de São Mateus de Viseu, que terminou na quarta-feira, registou 1.271.848 entradas, o maior número de sempre, anunciou hoje o presidente da Viseu Marca, Pedro Alves.

Lusa /

Em média, estiveram 25.956 pessoas por dia na feira, disse Pedro Alves aos jornalistas, acrescentando que "houve dias com muito menos", como um em que choveu muito e durante o qual apenas se registaram cinco mil entradas, e outros com perto de 60 mil.

Pedro Alves referiu que houve "um aumento de vendas de 40% na bilhética" o que mostra que a escolha do cartaz -- que contou com os nomes internacionais de Álvaro de Luna, Grupo Revelação, Kevinho, Luccas Neto e Melim -- foi "ao encontro das expectativas da comunidade".

Um quarto da faturação de bilheteira foi realizada `online` e com vendas efetuadas em mais de dez países da Europa e da América do Sul.

Segundo o responsável da Viseu Marca, que é a entidade responsável pela organização executiva da Feira de São Mateus, verificou-se também "uma redução muito grande das ocorrências em termos de segurança".

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, destacou o importante trabalho desenvolvido pelo "centro nevrálgico da proteção civil" na feira, que decorreu entre 04 de agosto e quarta-feira.

"As pessoas, na feira, devem sentir segurança", realçou.

Diariamente, estiveram entre 34 e 88 operacionais empenhados em garantir a segurança e a prevenção de riscos no recinto.

No que respeita à inovação tecnológica, Pedro Alves disse que foram vendidas mais de 25 mil pulseiras e feitas cerca de 38 mil transações digitais, no âmbito do sistema `cashless`, que permite fazer pagamentos sem dinheiro.

"Dá-nos um bom indicador para futuro, em função daquilo que forem as nossas decisões no próximo ano nesta matéria, sabendo nós que o processo de transição digital é irreversível", sublinhou.

A 630.ª edição da Feira de São Mateus foi "a primeira sem gastos públicos", uma vez que "não requereu qualquer contrapartida financeira por parte da Câmara Municipal de Viseu e alcançou um resultado que permitirá à Viseu Marca executar o seu plano de atividades para o marketing territorial e `branding` durante o resto no ano, mitigando o efeito da sazonalidade das atividades".

Nos 49 dias de certame, pouparam-se "mais de meio milhão de copos descartáveis de plástico" e, segundo Pedro Alves, o grande desafio da próxima edição será a sustentabilidade, com a aposta na certificação da feira como "o primeiro evento sustentável do país desta natureza".

"Se temos um número significativo de expositores e temos um milhão de entradas na Feira de São Mateus, temos também este dever para com o planeta de ajudar, do ponto de vista pedagógico, a criar bons hábitos a quem nos visita", defendeu.

Pedro Alves mostrou-se convencido de que esta edição da feira, que foi alargada até ao feriado municipal de 21 de setembro, também foi boa para os comerciantes, que registaram uma subida de 19% nos consumos.

Por exemplo, houve um aumento de 18% no consumo de

águas, de 15% no consumo de cerveja, de 13% no consumo de sumos e foram vendidos 883 quilogramas de café.

Tópicos
PUB