Feira do Livro Islâmico desmistifica cultura e religião muçulmanas
Mais de 200 obras sobre o mundo árabe vão estar à venda a partir de sexta-feira, em Lisboa, na 12ª Feira do Livro Islâmico, certame que pretende desmistificar a cultura e a religião do povo muçulmano.
"Os livros que vão estar à venda a preços acessíveis na feira tratam temas relacionados com a cultura, religião e mundo muçulmano", disse à Agência Lusa o director do certamente, Yiossuf Adamgy, adiantando que a maioria das obras são de autores islâmicos.
A Feira do Livro Islâmico, que vai decorrer na Mesquita de Lisboa até ao próximo dia 02 de Novembro, vai estar aberta a muçulmanos e não muçulmanos e quer divulgar as obras que ajudam a descrever a realidade do Islão, adiantou Yiossuf.
No evento é possível encontrar livros sobre o Iraque e outros países árabes, mulheres no Islão, aborto, homossexualidade, religião, língua e presença árabe em vários países.
De acordo com Yiossuf, os livros mais procurados em edições anteriores foram os relacionados com a religião, ensino da língua árabe, mulheres, aborto e homossexualidade.
O mesmo responsável adiantou que cada vez há mais não muçulmanos a procurarem o certame, especialmente professores e estudantes universitários.
"Só no ano passado, mais de cem pessoas visitaram diariamente a feira", sublinhou, acrescentando que "livros à venda no evento não se encontram facilmente nas livrarias portuguesas".
Segundo o director do certame, actualmente apenas uma livraria portuguesa vende livros sobre a temática islâmica.
Anualmente, as obras sobre estes temas podem ser adquiridas na Mesquita de Lisboa e através da Internet (www.myciw.org).
As obras expostas na Feira do Livro Islâmico são, na sua maioria, em português, mas também há livros em inglês, francês e árabe.
Paralelamente vai decorrer uma exposição de cartazes e quadros sobre a história do Islão na Península Ibérica, intitulada "Ponte de cultura".