Feira medieval de Belver recria sábado assalto a castelo

O assalto a um castelo, na época medieval, vai ser recriado sábado na feira de Belver, concelho de Gavião (Portalegre), cujo castelo foi edificado no século XII.

Agência LUSA /

A feira medieval começa hoje à noite com uma ceia alusiva à época no castelo, e animação nocturna.

O certame vai ter animação nas noites de hoje até domingo com malabaristas, acrobatas, trovadores, encantadores de cobras, comediantes, soldados, vendedores de quimeras e ilusões, e cavaleiros, entre outros figurantes, adiantou hoje à Agência Lusa fonte do município de Gavião, promotor da iniciativa.

A representação teatral da lenda das Santas Relíquias de Belver, sexta-feira, e o espectáculo de encerramento no domingo, "Juízo de malfeitorias e heresias", são outros dos atractivos do certame.

Sábado, fiscais e meirinhos visitam as tendas da feira, na abertura, seguem-se pregões e episódios burlescos e a recriação da venda de escravos e de relíquias.

Domingo decorre ainda um cortejo histórico pelas ruas da vila com bailias e folguedos.

Torneio de armas, gastronomia nas tabernas da feira, bailia popular à desgarrada, mostra de armas, jogos populares de destreza e perícia, bobos, saltimbancos, jograis, contadores de histórias e vendedores de sonhos são outros motivos de animação da feira.

A freguesia de Belver, no concelho de Gavião, tem um castelo medieval construído num morro sobranceiro ao Tejo.

O castelo de Belver, de planta circular, com capela no interior, foi, segundo a tradição, edificado por D. Afonso Pais, prior da Ordem do Hospital, no tempo de D. Sancho I, século XII, para ali se guardarem os dinheiros do tesouro real.

Para lá se transferiu a sede da Ordem (anteriormente em Leça do Bailio), que ali permaneceu até ao século XIII, resultando a importância do castelo da posição estratégica que ocupa na linha defensiva do Tejo.

A barragem de Belver e a praia fluvial do Alamal são outros atractivos da região.

PUB