Feira medieval de Belver recria sábado assalto a castelo
O assalto a um castelo, na época medieval, vai ser recriado sábado na feira de Belver, no concelho alentejano de Gavião (Portalegre), cujo castelo foi edificado no século XII.
O certame, a realizar de sexta-feira a domingo, vai ter animação com malabaristas, acrobatas, trovadores, encantadores de cobras, comediantes, soldados, vendedores de quimeras e ilusões e cavaleiros, explicou hoje à agência Lusa fonte do município, promotor da iniciativa.
Do programa de sexta-feira destaca-se um banquete ao ar livre, no castelo, às 19:00, com animação circense, seguido de um concerto de música de índole medieval e um espectáculo de teatro sobre a lenda de Bel de Ver.
Antes, a meio da tarde, decorre um cortejo pelas ruas da localidade, com a leitura do foral por grupos de pregoeiros.
Sábado, às 19:30, vai ser recriado ainda um leilão de escravos no castelo medieval de Belver, construído num morro sobranceiro ao Tejo.
Domingo, decorre o juízo de heréticos e malfeitores, às 20:00, seguido da aplicação pública dos castigos e o espectáculo de encerramento: O juízo das grandezas e miudezas.
Torneio de armas, gastronomia nas tabernas da feira, bailias, folias e folguedos, bobos, saltimbancos, jograis, contadores de histórias, vendedores de sonhos e pirotecnia, são outros motivos de animação da feira.
O castelo de Belver, de planta circular, com capela no interior, foi edificado por D. Afonso Pais, prior da Ordem do Hospital, no tempo de D. Sancho I, século XII, para ali se guardarem os dinheiros do tesouro real.
Para lá se transferiu a sede da Ordem (anteriormente em Leça do Bailio), que ali permaneceu até ao século XIII, resultando a importância do castelo da posição estratégica que ocupa na linha defensiva do Tejo.