Festa de Halloween com Moonspell no início do Fantasporto`2006

O Fantasporto`2006 arranca na noite de 31 de Outubro, com uma festa de Halloween (Noite das Bruxas) com os Moonspell e os Daemonia, anunciou o presidente do festival, Mário Dorminsky.

Agência LUSA /

A festa marca o arranque do "pré-festival", um programa que se estende até ao início oficial do 26º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, que se realiza entre 20 de Fevereiro e 05 de Março de 2006.

A banda de "heavy metal" Moonspell, o único grupo nacional com estatuto internacional, compartilhará a Noite das Bruxas do "Fantas" com os italianos Daemonia, de Cláudio Simonetti.

A festa prolongar-se-á pela noite fora, animada por disc- jockeys.

Mário Dorminsky referiu que "em princípio esta festa realiza- se no Teatro Sá da Bandeira", mas admitiu a possibilidade de ela decorrer no Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota), caso o compromisso daquela casa de espectáculos com a companhia teatral de Filipe La Féria impeça a cedência do espaço.

O programa do pré-festival prossegue com a Festa do Cinema Australiano, uma retrospectiva que ocupará a primeira quinzena de Novembro, no Rivoli, seguindo-se a Festa do Cinema Espanhol, na segunda metade do mês.

O programa será suspenso durante o período das festividades de Natal e fim de ano, sendo retomado no início de Fevereiro, com retrospectivas sobre o cinema sul-coreano e neozelandês.

Logo antes do início do festival haverá uma retrospectiva dedicada a filmes de terror, denominada "Horror Film Festival".

Também o Fantas Sound, festival de música que se realizou este ano pela primeira vez, no Teatro Sá da Bandeira, será deslocado para o pré-festival, devendo o seu programa ser anunciado no final do Verão.

Uma mostra do artista plástico belga Manu Gomez terá lugar nas instalações da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a partir do início de Fevereiro.

O auditório deste espaço acolherá também a Festa do Cinema de Bombaim, que além do cinema inclui dança e gastronomia indiana.

Quando à programação do festival propriamente dito, há a destacar uma nova secção - "Love Connections" -, dedicada a filmes subordinados ao tema "Amores estranhos".

Entre as várias retrospectivas programadas, a principal é dedicada ao cinema chinês, havendo ainda uma sobre o cinema expressionista alemão e outra dedicada ao cinema húngaro dos últimos cinco anos.

No domínio do cinema de animação está programada uma retrospectiva da produção da Coreia do Sul.

PUB