Festa do Cinema Francês estende-se a sete cidades portuguesas

A Festa do Cinema Francês, este ano na sua sétima edição, estende-se em Outubro e Novembro a sete cidades portuguesas, revelando a mais recente produção cinematográfica francesa, anunciou a organização.

Agência LUSA /
A realizadora libanesa Jocelyne Saab estará presente em Portugal para um debate sobre a temática do filme "Dunia", que integra a programação da Festa do Cinema Francês DR

"A edição deste ano mostra filmes franceses, mas também reflecte um país de co-produções, de apoio a outros olhares do cinema europeu", afirmou à Lusa Margarida Antunes da Silva, do Instituto Franco-Português.

Da programação, que será divulgada no dia 25, faz parte, por exemplo, o filme "Dunia", de Jocelyne Saab, sobre a condição feminina no mundo islâmico.

A realizadora estará presente em Portugal para um debate sobre a temática da película.

No total, entre 04 de Outubro e 21 de Novembro, a sétima Festa do Cinema Francês propõe 32 filmes em antestreia em Portugal, a maioria de jovens realizadores.

Além de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, a iniciativa chega pela primeira vez a Évora, Almada e Funchal, numa colaboração com as autarquias locais.

A par da exibição desta trintena de obras, a Festa do Cinema Francês irá revisitar na Cinemateca a história da revista francesa Cahiers du Cinema.

Para falar sobre a prestigiada publicação cinéfila, fundada em 1951, estará em Lisboa o editor da revista, Emmanuel Burdeau.

O lançamento de um portal móvel, com toda a informação do certame disponível em telemóvel, e uma programação especial para a RTP e 2: fazem também parte da edição deste ano da Festa do Cinema Francês.


PUB