Festival de Berlim arranca, com estreia mundial de "Snow Cake"
Com a estreia mundial do filme britânico-canadi ano "Snow Cake", de Marc Evans, começa hoje o Festival Internacional de Cinema d e Berlim, um dos maiores certames mundiais do género, rivalizando com Cannes e d e Veneza.
Na passadeira vermelha do Berlinale Palast, a grande sala de espectácul os na Potsdamer Platz, no coração histórico da capital alemã, desfilarão hoje à noite, além dos realizadores, as estrelas do filme de abertura, Sigourney Weaver e o britânico Alan Rickman ("Harry Potter").
A gala de abertura, com cerca de dois mil convidados, será transmitida em directo pela televisão, pelo canal 3Sat, pela primeira vez na história deste festival.
O júri de oito elementos, a quem caberá apreciar os 19 filmes que dispu tarão, até 18 de Fevereiro, o Urso de Ouro, o galardão máximo da Berlinale, e os Ursos e Prata, será presidido pela actriz britânica Charlotte Rampling.
Ao todo, nas secções de competição, Fórum, Panorama, Perspectiva do Cin ema Alemão, Retrospectiva e Festival Infantil serão exibidos 396 filmes de 56 pa íses, mas Portugal está ausente desta edição do festival.
No Mercado do Filme Europeu, reservado a profissionais do ramo, e onde se exibirão mais 640 filmes para comercializar, estará presente, no entanto, um "stand" do Instituto do Cinema e Audio-Visual (ICAM), com várias produções nacio nais em carteira, para eventuais clientes.
A Berlinale contará também nos próximos dias com a presença de grande e strelas da Sétima Arte, como os actores George Clooney, Meryl Streep, Heath Ledg er, Isabella Rossellini, Isabelle Huppert, Carole Bouquet, Natalie Portman e Phi lip Seymour Hoffman.
Quanto aos realizadores, são esperados em Berlim para apresentar os seu s novos filmes Roberto Benigni, Robert Altman, Claude Chabrol, Michael Winterbot tom, Sidney Lumet, Michele Placido e Terrence Malick, nomeadamente.
O último filme da competição, será "Pat Garret e Bily the Kid", que pas sa no festival extra-concurso cópia nova, digitalizada, deste clássico Western d e Sam Peckinpah, a exibir, antes da divulgação dos premiados, na gala de encerra mento no Berlinale Palast.
Também esta gala final será transmitida em directo pela televisão, pela primeira vez na história do festival, no segundo canal público, a ZDF.
No domingo, 19 de Fevereiro, a Berlinale, o maior festival do mundo em termos de público, com cerca de 150 mil espectadores, voltará ainda a exibir os filmes da competição, para quem não teve ocasião de os ver antes.