Festival de curtas leva cinema português a Nova Iorque
Nova Iorque, 01 jun (Lusa) - O Arte Institute organiza, quinta e sexta-feira, a sexta edição do NY Portuguese Short Film Festival, que acontece em simultâneo em Lisboa e Nova Iorque.
À semelhança do que aconteceu no ano passado, o festival terá depois várias edições à volta do mundo. Em 2015, esteve presente em 29 cidades e 15 países, incluindo Reino Unido, Austrália, República Popular da China, Brasil, Angola, África do Sul, Polónia, Alemanha, Canadá e Senegal.
"O festival tem sido uma grande montra para o cinema contemporâneo português e tem aberto portas aos novos realizadores nacionais em termos de promoção e divulgação das suas curtas-metragens, até mesmo para participarem noutros festivais internacionais", disse à Lusa a presidente do Arte Institute, Ana Ventura Miranda.
Este ano, o festival mostra dez curtas-metragens portuguesas, em dois cinemas de Nova Iorque (Angelika Film Center, na quinta, e Cinemas Tribeca, na sexta) e, em Lisboa, no Teatro do Bairro.
As obras foram selecionadas por um júri com figuras do meio cinematográfico português, brasileiro e norte-americano, no qual se destaca Zita Carvalhosa, do Festival de Curtas de São Paulo, Jared Earley, curador de cinema, e Victor Pinheiro, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
No primeiro dia, serão mostrados "Pronto, era assim", de Patrícia Rodrigues e Joana Nogueira Deus, "Deus providenciará", de Luís Porto, "Eu tenho um rio", de Ricardo Teixeira, e "Lei da gravidade", de Tiago Rosa-Rosso. "Feral", de Daniel Sousa, será a curta convidada.
No segundo dia, poderão ser vistos "Isa", de Patricia Vidal Delgado, "O Assalto", de João Tempera, "Prefiro não dizer", de Pedro Augusto Almeida, "#Lingo", de Vicente Niro, e a curta convidada "Os Cravos e a Rocha", de Luísa Sequeira.
O NY Portuguese Short Film Festival aconteceu pela primeira vez em junho de 2011 e foi o primeiro festival de curtas-metragens portuguesas nos Estados Unidos
A iniciativa acontece na mesma semana em que o Arte Institute organizou "Portugal in Soho", um evento de música, gastronomia e arte, que tem por objetivo lembrar uma numerosa comunidade portuguesa que existiu no bairro nova-iorquino do Soho, entre as décadas de 1950 e 1980, do século passado.
"Com estas duas iniciativas, o Arte Institute pretende criar uma semana sobre o Portugal contemporâneo, na cidade de Nova Iorque", explicou a presidente da instituição, Ana Ventura Miranda, à agência Lusa.
O Arte Institute é uma organização sediada em Nova Iorque, que divulga a cultura contemporânea portuguesa.