Festival de Órgão de Toulouse com nomes de primeiro plano em cartaz
O organista Bernard Fouccroule, o trompista Jean Tubéry, as cantoras Guillemette Laurens e Nuria Rial são alguns nomes de primeiro plano do cartaz do Festival Internacional de Órgão de Toulouse (Sudoeste de França), que começa sexta-feira.
Além de concertos de órgão, a programação do Festival francês, sob a direcção artística de Jan Willem Jansen, inclui concertos com instrumentos de corda, metais e outros, cinema, teatro, palestras sobre música, visitas ao património da região e até provas da gastronomia local.
"A interdisciplinaridade é uma das características que tornam o Festival de Toulouse único e tão rico em termos de oferta cultural", disse à Lusa o organista João Vaz, director do Festival de Órgão de Lisboa, actualmente a decorrer.
Bernard Fouccroulle tocará dia 08 de Outubro, no Musée des Agustins, "Concerti sacri nell`organo" que inclui obras, entre outros, de Samuel Scheidt, Heinrich Schütz e Dietrich Buxtehude.
Além do organista belga, participam a meio-soprano Guillemette Laurens e o trompista Jean Tubéry.
A soprano Nuria Rial, dia 05 de Outubro, na Capela das Carmelitas, interpreta cantatas inéditas ao Santíssimo Sacramento, de José de Nebra, acompanhada pelo agrupamento Al Ayre Español, que este ano participou no Festival de Música da Costa do Estoril.
O Festival é inaugurado sexta-feira à noite no Musée des Agustins com um concerto por Jan Willem Jansen com a Orquestra Les Pasions, o Ensemble Jacques Moderne e ainda os solistas Anne MagouÙt (soprano), Jean-Louis Comoretto (alto) Sébastien Obrecht (tenor) e Stephan Imboden (baixo) que interpretarão as cantatas BWV 196, 131 e 04 de Johann Sebastian Bach.
Na avaliação do organista João Vaz, o Festival de Toulouse é "o mais importante da Europa, quer pela sua dimensão, quer pelo número de iniciativas que promove e a qualidade da programação".
O músico salientou o facto de, desde sempre, o festival, que vai na sua 11º edição, "promover o encontro da música de órgão com a de outros instrumentos, sessões de cinema, visitas guiadas à região para conhecer o seu património organístico e arquitectónico, com concertos de música, além de provas da gastronomia do Midi-Pirinéus".
Estas visitas guiadas denominam-se "journées regions" e "são um encontro com as populações dos arredores de Toulouse, que, além de levar o Festival para fora de portas, cria um factor afectivo de toda uma região com a música de órgão".
As "journées regions" propõem este ano, um circuito "de descoberta das riquezas patrimoniais, organísticas e gastronómicas" da região de Canal de Garonne com passagens pelas localidades de Quercy, Montabaun, Verdun-sur-Garonne e Saint-Lys.
Neste circuito, em Saint-Félix Lauragais, o organista Francis Chapelet interpretará o "Romancero Gitano", de Vicente Pradal.
Noutro circuito, no próximo sábado, na cidade de Toulouse, um pequeno trem fará um percurso urbano com paragens em cinco igrejas, em cada uma das quais se assistirá a um concerto de órgão.
O trem parte às 09:30 da Basilique de Saint-Sernin, onde se realiza o primeiro concerto, seguirá para a Basilique de Notre Dame La Daurade, depois para a Cathédrale de Saint-Etienne, Eglise du Gesu, e regressa, já às 21:30, a Sain-Sernin para um "ciné-concert", no qual o organista alemão J¸rg Abbing improvisará música a acompanhar a exibição de "Sunrise", um filme de 1927 de Friedrich-Wilhelm Murnau.
Do cartaz do Festival constam também, entre outros, o conjunto de instrumentos de sopro Les Sacqueboutiers e o Ensemble vocal Ludus Modalis, que interpretarão, no concerto de encerramento, dia 14 de Outubro, na Cathédrale Saint-Etienne, as "Vespro della beata Vergine", de Claudio Monteverdi.