Festival de Paredes de Coura terá cartaz "à altura" dos 20 anos, mas com menos apoios autárquicos
Paredes de Coura, 16 dez (Lusa) - O 20º aniversário do Festival de Música de Paredes de Coura vai ser assinalado em 2012 com "um cartaz à altura", apesar do corte de cerca de 70 mil euros do apoio camarário, disse hoje o promotor do evento.
"Lamentamos que o corte ocorra precisamente para a edição comemorativa dos 20 anos, mas compreendemos que os tempos são de crise, pelo que estamos a tentar dar a volta e temos neste momento a expectativa de conseguir um patrocinador", disse João Carvalho, da promotora Ritmos, à agência Lusa.
Acrescentou que os 20 anos de festival serão assinalados com "um belo cartaz", que poderá mesmo incluir uma ou duas das bandas mais marcantes que já passaram por Paredes de Coura.
"A próxima edição não será, nem de perto nem de longe, um `best of`, mas seria bom se pudéssemos incluir no cartaz uma ou duas bandas que marcaram a história do festival", sublinhou.
O festival decorrerá de 13 a 16 de agosto de 2012, com um orçamento que deverá rondar os 1,8 milhões de euros, igual ao deste ano.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura vai manter o subsídio de 100 mil euros, mas cortará entre 65 a 70 mil euros no apoio logístico.
Uma redução que o município justifica com os cortes que também vai sofrer nas transferências do Fundo de Equilíbrio Financeiro, de cerca de 650 mil euros.
João Carvalho disse entender o corte, mas "lembrou" que Paredes de Coura e a economia local "precisam" do festival, que "é o evento mais emblemático do Alto Minho e o único da região com dimensão europeia".
"Apesar de, para muitos, este ser o melhor festival do país com melhores infraestruturas e com maior cuidado com a programação e a coerência musical, há cinco ou seis anos que não temos um grande patrocinador, porque o umbigo do país continua virado para Lisboa. Mas desta vez temos a expectativa de que iremos conseguir", disse João Carvalho.
Sem querer adiantar nomes, adiantou apenas que o festival já tem "ofertas de várias bandas".