Festival Dias da Música no CCB quer abrir-se a mais áreas musicais

O festival Dias da Música, que decorrerá em Abril no Centro Cultural de Belém (CCB), vai centrar-se na música clássica, mas pretende "abrir-se a outras áreas musicais", como o jazz e a música ligeira, informou a organização.

Agência LUSA /

A primeira edição do evento, que foi hoje apresentado em pormenor à comunicação social, irá substituir a Festa da Música, cancelada no final do ano passado devido aos cortes no orçamento do CCB.

António Mega Ferreira, presidente do conselho de administração do centro cultural, referiu que o evento tem um orçamento total de 450 mil euros, "um terço do que custou a última edição da Festa da Música, que atingiu 1,2 milhões de euros".

No ano passado, quando foi anunciada a redução do orçamento global do CCB, Mega Ferreira tinha afirmado que a decisão de cancelar a Festa da Música tinha sido difícil mas era inevitável, também "pelas sucessivas derrapagens orçamentais" desde a realização da primeira edição, em 2000.

A Festa da Música - que na sétima e última edição, em 2006, tinha recebido cerca de 51 mil visitantes - era o evento que mais público levava ao CCB.

Sobre as características do novo festival, Mega Ferreira declarou que não foi concebido em contraposição a nada: "Tem como núcleo forte a música clássica ou erudita, mas queremos abri-lo a outras áreas musicais como o jazz e a música ligeira".

O CCB "é um centro cultural com uma grande amplitude e margem de programação cultural e quem aqui vem deve ter uma experiência musical alargada", defendeu o presidente da entidade.

Um total de 65 concertos vai realizar-se no CCB nos dias 20, 21 e 22 de Abril, com a presença de 27 pianistas, quatro orquestras e mais 130 músicos estrangeiros para um evento dedicado ao piano.

O responsável do CCB admitiu que "foi difícil organizar um festival de música com esta dimensão em apenas sete meses devido aos compromissos estabelecidos previamente pelos artistas convidados".

Inicialmente, disse, a organização convidou meia centena de músicos, "e muitos já se encontravam indisponíveis, outros, apesar dos compromissos, quiseram participar no festival".

No seu conceito essencial, os Dias da Música vão continuar a ser dirigidos ao público de todas as idades e continuarão a ter um programa especial para crianças.

Os bilhetes, disponíveis a partir quarta-feira em todo o país, terão um preço único de seis euros.


PUB