Festival do Chocolate começa hoje em Óbidos

Um mercado tradicional de frutas e legumes em chocolate e esculturas coloridas de personagens de banda desenhada e cinema, como Tintim ou o Homem Aranha, são as novidades do Festival do Chocolate de Óbidos que hoje se inicia.

Agência LUSA /

A quinta edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos vai decorrer até 12 de Novembro naquela vila histórica, com "uma aposta cada vez maior na criatividade e na vertente artística e artesanal (de fazer chocolate)", disse o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria, ao apresentar o certame.

Para o autarca, uma das formas de continuar a atrair o público adulto e os milhares de crianças que passam pela "Casa do Chocolate" é "através da cenografia, recriando os cenários dos anos anteriores e construindo novos, e também dando às pessoas produtos que não estão à venda em mais nenhum local".

Exemplo disso é a construção, pela primeira vez, de um espaço que "procurará recriar um mercado tradicional de venda de frutos, legumes, peixes e mariscos. Os produtos, em tamanho real, são réplicas construídas em chocolate e comestíveis", disse Carla Pinto, um dos elementos da organização.

Além do mercado, duas toneladas e meia de chocolate foram utilizadas na construção das esculturas, a cargo de 15 profissionais do Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar da Pontinha (Lisboa).

A concepção das esculturas tem este ano como tema de inspiração a banda desenhada e o cinema de animação.

Em exposição vão estar personagens dos filmes Shreck, Idade do Gelo, Batman ou do Homem Aranha.

"Nos outros anos as esculturas eram de chocolate preto e branco, mas este ano terão muita cor. O homem aranha será azul e vermelho e o shreck será verde", adiantou Carla Pinto durante a apresentação do evento.

Outra novidade serão os cenários da "Casa do Chocolate", um espaço onde só é permitida a entrada a crianças.

A casa, onde os mais pequenos se podem divertir com jogos, pinturas, teatro de fantoches, num atelier sobre a história do chocolate, confeccionar receitas e comer chocolate, já abriu as portas dia 30 para ser primeiro visitada pelas crianças de Óbidos.

Nesta casa, as crianças poderão ainda retirar e comer chocolate das paredes, mais uma novidade da edição de 2006 do festival.

O evento inclui ainda uma passagem de modelos com chocolate e os concursos chocolatier português do ano, concurso de peças artísticas ao vivo e o concurso internacional de receitas de chocolate.

O investimento em cenografia representa um acréscimo de 100 mil euros em investimento para a empresa municipal "Óbidos Patrimonium" que organiza o evento, referiu o administrador Ricardo Ribeiro.

A produção do festival do chocolate envolve patrocinadores e custa ao município 400 mil euros.

PUB