Festival Entrudanças com danças tradicionais e máscaras
Castro Verde, Beja, 02 Fev (Lusa) - A oitava edição do Festival Entrudanças, que decorre de 21 a 23 de Fevereiro em Entradas, Castro Verde, incorpora "oficinas de danças tradicionais e de máscaras durante o dia" com "concertos e bailes" de noite.
O Festival Entrudanças tem organização da associação Pé de Xumbo e acontece em Entradas desde 2004, por alturas do Carnaval.
"O Entrudanças é um espaço de encontro de gerações e populações de diferentes pontos do globo", afirma a organização em nota de lançamento da edição de 2009 do certame.
"Estes dias são como um intercâmbio cultural e social onde se promove a comunidade de Entradas enquanto dinamizadora do festival", prossegue a nota.
A programação do Entrudanças integra oficinas de danças tradicionais, de máscaras, de instrumentos, oficios tradicionais, passeios e gastronomia durante o dia.
De noite, estão previstos alguns concertos e bailes no Centro Cultural da Vila.
A 21 de Fevereiro o certamente acolhe, por exemplo, Oficinas de Danças Africanas Tribais (15.30), Oficinas de Danças Italianas e Oficinas de Danças Indianas (ambas às 17.00), estando também agendada a passagem do documentário "Manda Adiante", de Tiago Pereira (pelas 16.00), bem como um concerto com o coro infantil do Agrupamento de Escolas de Castro Verde (21.30).
No dia seguinte o Entrudanças tem previsto, entre outras actividades, a passagem do documentário "Canto a Vozes", de Francisco Manso (16.00), bem como uma Oficina de Percussão Italiana (19.00), cabendo ao colectivo francês Avel Yud o encerramento de actividades do dia (23.30).
A 23 de Fevereiro o Entrudanças despede-se com uma Oficina de Danças do Brasil (11.30), o visionamento do documentário de Sílvia Firmino "Eu queria Ser" (16.00) e um espectáculo do grupo Toques do Caramulo, descrito que recria de forma "dinâmica, livre e muito festiva o repertório esquecido da Serra do Caramulo", afiança a biografia do projecto.
PZF/CMJ.
Lusa/Fim