Festival Internacional de Guitarra começa sábado em Santo Tirso

O Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso arranca sábado com um concerto protagonizado pelo Trio Sud, liderado pelo guitarrista francês Sylvian Luc, acompanhado pelo contrabaixista Jean Marc Jafet e pelo baterista André Ceccarelli.

Agência LUSA /

O concerto inaugural está agendado para as 21:45, no Auditório Padre António Vieira, nas Caldas da Saúde.

O programa do XIII Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, que decorrerá até 25 de Junho, inclui sete concertos que vão desde a música clássica e contemporânea ao jazz, passando pela música latino-americana.

O festival, organizado pela autarquia, tem este ano uma edição reduzida devido à falta de apoio do Ministério da Cultura.

"Apesar das restrições económicas com que se vem deparando o evento nas últimas três edições, é vontade da Câmara de Santo Tirso continuar a fazer primar pela qualidade artística o seu mais importante evento musical, restringindo-lhe naturalmente o número de concertos", refere a câmara, em comunicado.

A edição de 2006 aposta "em nomes que marcaram o panorama internacional", acrescenta a organização, sublinhando que "a aposta no trabalho de artistas nacionais continua, todavia, a ser um dos destaques do evento".

O programa prossegue a 03 de Junho com o projecto português "Som Ibérico", no Auditório Padre António Vieira, nas Caldas da Saúde, e a 09 de Junho, com o Duo Blanke - Jascalevich (Alemanha-Argentina), no Auditório Eng.Eurico de Melo, em Santo Tirso.

No mesmo espaço, apresenta-se a 11 de Junho, pelas 18:30, o australiano Ken Murray e o Ensemble de Guitarras (Portugal).

Segue-se, a 16 de Junho, a guitarrista croata Ana Vidovic, e a 18 de Junho, o alemão Peter Finger, ambos com actuações marcadas no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso.

O festival encerra a 25 de Junho, ao som da música clássica de Marco Diaz (Espanha) e da Orquestra Artave (Portugal), no Centro Cultural de Vila das Aves.

PUB