Festival no Soweto sobre sons, sabores e cultura de Moçambique

O estádio de Orlando, em pleno Soweto, na periferia da cidade sul-africana de Joanesburgo, vai ser palco no sábado de um festival que celebra a herança cultural moçambicana.

Agência LUSA /

Local de residência de cerca de três milhões de sul-africanos e centenas de milhares de imigrantes de todos os cantos de África, o Soweto vai tomar contacto com a marrabenta e outros ritmos tradicionais de Moçambique, bem como com a sua culinária, bebidas, artes e costumes.

Choppa e os marimbeiros de Zavala deslocam-se de Moçambique para actuar no evento, que contará também com um grupo de danças zulu da província sul-africana do Kwazulu/Natal, disseram à Agência Lusa os organizadores.

O festival, integrado nas comemorações do 30º aniversário da independência de Moçambique, que passou a 25 de Junho, é organizado pelos Unificadores da Comunidade Internacional, um grupo fundado por moçambicanos residentes na África do Sul.

Na província de Gauteng, que abrange a cintura industrial situam o Soweto, Joanesburgo e Pretória, residam praticamente em permanência mais de dois milhões de moçambicanos.

O festival de cultura moçambicana terá início às 8:30 e prolonga-se por todo o dia, estando previstas as presenças do embaixador de Moçambique na África do Sul e entidades consulares.


PUB