Festival Novos Realizadores de cinema arranca em Espinho

por Lusa
O festival decorre durante uma semana D.R. - FEST

O FEST – Festival Novos Realizadores Novo Cinema arranca esta segunda-feira, em Espinho, no Auditório do Centro Multimeios, com a exibição de “War Pony”, das norte-americanas Gina Gammell e Riley Keough, prémio de melhor primeira obra em Cannes.

O festival decorre em várias salas da cidade, o FEST vai exibir 240 filmes de 58 nacionalidades e, desses, 183 estarão em competição. Os organizadores destacam a predominância de mulheres entre os realizadores e o relevo das questões sociais e de género entre os temas abordados.

Na categoria de longas-metragens estão 10 filmes a concurso. A competição de curtas-metragens conta com 18 obras de ficção, 13 de documentário, 10 de animação, nove experimentais, 23 de produção portuguesa, 40 de realização académica e 60 concebidas por crianças e jovens. Há ainda uma retrospetiva dedicada à cineasta peruana Claudia Llosa.

A par do cinema o programa “Music Walk With Me” vai divulgar músicos que já conceberam bandas sonoras para cinema, e o Training Ground, promover ‘masterclasses’ conduzidas por profissionais como os realizadores Carlos Reygadas, Lone Scherfig e Brenda Chapman, a diretora de ‘casting’ Nancy Bishop, e o editor e colorista Marc Boucrot. O festival inclui ainda o FEST Pitching Fórum para apresentação de projetos a agentes internacionais.
pub