Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Festival Paredes de Coura 2018 regista um aumento de público estrangeiro

por Lusa

Paredes de Coura, Viana do Castelo, 16 ago (Lusa) - O Festival Paredes de Coura 2018 regista um aumento de público estrangeiro que a organização atribui ao "efeito Arcade Fire" mas principalmente ao "charme do evento" e ao sucesso do passa-palavra fora de portas.

A decorrer na Praia Fluvial do Taboão, nas margens do rio Coura, até domingo, a 26.ª edição daquele que já foi considerado pela revista Rolling Stone como um dos cinco melhores festivais é também um evento familiar, com público de várias idades, mas que exige "umas boas pernas" para calcorrear o anfiteatro natural onde estão espalhados os três palcos.

Em declarações à Lusa, o diretor do festival Paredes de Coura, João Carvalho, apontou um aumento de cerca de 12 por cento de público além-fronteiras, com destaque para Espanha, França, Inglaterra e para um "fenómeno belga", ainda que sem aumento da publicidade fora de Portugal e de Espanha do festival.

"Cresceu um bocadinho, provavelmente pelo efeito Arcade Fire. Essencialmente [há um aumento de público], espanhol mas há também ingleses, franceses, belgas, não me perguntem porquê, mas há um fenómeno belga que vem crescendo", descreveu.

O objetivo, referiu, "é manter este crescendo, mas de forma natural", pelo que o aumento da difusão do Festival fora da Península Ibérica não está no horizonte da organização.

"Promovemos aqui e em Espanha. Também não queremos promover muito lá fora porque temos uma capacidade esgotada, queremos mantê-lo assim, não queremos vender mais bilhetes", referiu.

E porque atrai tanta gente o Paredes de Coura? "Por tudo. É um festival cativante, o espaço é um espaço idílico, é um festival de relações, que deixa nostalgia e saudades ao ponto de quererem voltar", enumerou João Carvalho.

Na relva do anfiteatro natural onde decorre o Festival Paredes de Coura, o sotaque e ambiente familiar corroboram as palavras de João Carvalho, ouvindo-se castelhano e risos infantis, de pais e filhos.

Ivan veio com a mulher, os dois filhos e mais um casal de amigos, também com dois filhos, todos entre os dois e os 5 anos.

"Bom, viemos porque gostamos de desfrutar da música ao ar livre, as crianças aqui estão ótimas e vão também aprendendo e criando um gosto musical. Há que os ir educando", disse, entre sorrisos e o `moche` das crianças.

Vindo de Vigo, na Galiza, Ivan voltou a Paredes de Coura depois de 15 anos de ausência: "Vinha sem filhos, agora volto com as crianças, mas não há muitas diferenças, mantêm-se o essencial, o que é bom", salientou.

Mais perto, do Porto, aos 48 anos, Jaime Correia confidenciou à Lusa que a vinda ao Festival de Paredes de Coura "era um desejo que tinha há muitos anos" mas que só agora se proporcionou.

"Este ano materializei-o. A música, o ambiente o espaço? já conhecia outros festivais. A este nunca tinha vindo, mas o cartaz é uma onde muito fixe. Claro que vim pelos Arcade Fire mas também pelo Tigerman, que sigo, Jungle, Fugly", acrescentou.

No entanto, para o jovem de quase 50 anos o recinto, que destacou ser "muito bonito", tem defeitos e deixa marcas.

"Tem um senão, o facto de ser muito íngreme, andamos sempre a subir e a descer e dá um pouco conta das pernas", disse.

O público do Paredes de Coura terá ainda que ter pernas esta noite para nomes como Surma, Fleet Foxes, Jungle, Confidence man e pode descansar depois do `after-hours` a cargo do holandês Young Marco.

Tópicos
pub