Festival "Sol Maior" leva música erudita às freguesias de Ponta Delgada

Ponta Delgada, 25 Mar (Lusa) - Catorze freguesias do concelho de Ponta Delgada, na ilha açoriana de São Miguel, vão receber durante os próximos nove meses os sons da música erudita, numa organização da autarquia para "descentralização e sensibilização" musical.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Na apresentação Festival "Sol Maior", a presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada informou que o evento compreende 28 concertos de música erudita até 20 de Novembro, percorrendo 14 freguesias do concelho.

"É um grande festival de música", frisou Berta Cabral, assinalando que o evento trará até São Miguel a Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa, que vai estar em Agosto, em Ponta Delgada, a fazer o seu estágio nacional, com cerca de 50 elementos.

À da Orquestra Sinfónica Juvenil Portuguesa juntam-se as actuações do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, Coral de São José, o Coro Bach, Orfeão Edmundo Machado de Oliveira, Vox Cordis e a Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.

Ainda no quadro da descentralização, a autarca assinalou que o festival vai levar pela primeira vez concertos de música erudita a quatro freguesias do concelho, casos de Covoada, Pilar da Bretanha, Sete Cidades e Santa Bárbara.

"Temos uma grande educação musical em todo o concelho, onde existem muitas bandas filarmónicas e grupos corais", referiu, acrescentando que a iniciativa possibilitará também uma troca de experiências entre os vários participantes.

A maioria dos concertos realizar-se-á em igrejas locais, mas estão também previstas actuações no Coliseu Micaelense de Ponta Delgada, Paços do Concelho, Portas da Cidade, Alameda Duque de Bragança, Centro Cultural de Santa Clara e Campo de São Francisco.

O Festival "Sol Maior" termina a 20 de Novembro e é de entrada livre.

Já para o próximo sábado está marcado um concerto nos Paços do Concelho, pela Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.

APE.

Tópicos
PUB