Festróia aplaudiu antestreia do filme "Crash", de Paul Haggis

A 21ª edição do Festróia arrancou sábado à noite com aplausos para a antestreia do filme Crash (Colisão), de Paul Haggis, após a apresentação de oito jovens promessas do cinema europeu no Fórum Luísa Todi, em Setúbal.

Agência LUSA /

A cerimónia de abertura do certame ficou marcada pela ausência da Marisa Cruz, a portuguesa escolhida pelo European Film Promotion para as "shooting stars", pelo seu desempenho no filme "Kiss Me", de António Cunha Teles.

O European Film Promotion, presidido pela holandesa Claudia Landsberger, é uma organização que se propõe promover os artistas europeus e, através deles, o cinema que faz no velho continente.

Aparentemente surpreendida com a ausência da portuguesa, Claudia Landsberger, apresentou ao público algumas das novas "shooting stars" que se deslocaram a Portugal como Johanna Bantzer (Suiça), Aleksandra Balmazoviµ (Eslovénia) e Jan Budar (República Checa).

Dorka Gryllus (Hungria), Alexia Kaltsiki (Grécia), Kari-Pekka Toivonen (Finlândia), Monic Hendrickx (Holanda) e Jakob Cedergren (Dinamarca) são outros talentos do cinema europeu que marcaram presença no Fórum Luísa Todi e cujos filmes serão exibidos durante a 21ª edição do Festival Internacional de Cinema de Tróia/Setúbal.

No primeiro dia do Festróia, que decorre até 5 de Junho, foi exibido o primeiro filme de Paul Haggis, que retrata os conflitos raciais nos Estados Unidos, agravados pelo clima de intolerância étnica provocado pelos atentados terroristas de 11 de Setembro.

Trata-se de uma história urbana sobre o medo e a intolerância, que mereceu o aplauso do público do Festróia e que augura um futuro promissor a Paul Haggis como realizador de cinema, depois de uma carreira muito premiada no mundo da televisão.

Hoje, cerca das 15:00, será exibido no Fórum Luísa Todi o primeiro filme da secção oficial, dedicada a países com uma produção anual até 30 filmes.

"Entrega" (Delivery), do grego Nikos Panayotopoulos, é uma história sobre a vida nos subúrbios de Atenas, que foi nomeado para o Leão de Ouro do festival de Veneza.

PUB