Figuras do presépio de rua de Evoramonte mostram caras da população

Estremoz, Évora, 20 Dez (Lusa) - Mais de 20 figuras, em tamanho real, integram o presépio de rua da histórica vila de Evoramonte, concelho de Estremoz, com a curiosidade de representarem a cara de moradores da localidade alentejana.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O presépio é a principal atracção da segunda edição do evento "Évora Monte - Castelo de Paz", que decorre até ao dia de Reis, organizado pela Liga dos Amigos do Castelo de Evoramonte (LACE), com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da Junta de Freguesia local.

Este ano, o presépio conta com mais do dobro das figuras, em comparação a 2006, segundo os promotores, e está instalado numa área muito superior, ocupando todo o eixo principal do castelo da povoação, entre a Porta do Sol e o Largo de Santa Maria.

A promoção da histórica localidade do concelho de Estremoz como símbolo da Paz, visto ter acolhido a assinatura da Convenção que pôs termo à guerra civil entre liberais e absolutistas, é um dos objectivos da iniciativa.

Eduardo Basso, presidente da LACE, garantiu hoje à agência Lusa que a vila "tem argumentos suficientes para encabeçar um movimento nacional, e mesmo europeu, que leve os governos a dar mais atenção aos sítios ligados à Paz, num momento em que a Europa assume um papel cada vez mais significativo na procura da Paz em todo o mundo". A organização aposta no aumento significativo do número de visitantes ao castelo durante este período e, tendo em conta esse objectivo, preparou um conjunto de acções de animação complementares ao presépio, durante as três semanas em que decorre o evento, orientadas para públicos muito diversificados.

As crianças vão ter oportunidade de assistir a três espectáculos de marionetas da responsabilidade da companhia "Era uma Vez - Teatro de Marionetas", que apresentará uma peça intitulada "O Bolo de Natal", no domingo e nos dias de Natal e Ano Novo, sempre às 16:00, na Torre da localidade, com entrada livre.

Durante o evento, está patente na Casa da Convenção, uma exposição de presépios de Estremoz, da autoria de alguns dos mais conhecidos artesãos daquela cidade, assim como uma exposição e venda de artesanato, organizada por artesãos e artistas de Evoramonte.

No próximo domingo, a partir das 15:00, se as condições climatéricas o permitirem, será montado na rua um mercado de Natal, junto às várias cenas que constituem o presépio, onde poderão ser adquiridos produtos de gastronomia e doçaria tradicionais da época.

Para os fins-de-semana e dias de Natal e Ano Novo, a organização programou também acções de animação de rua tradicionalmente ligadas à quadra natalícia.

O presépio pode ser visitado de dia e de noite, pois, todas as figuras e cenas estão iluminadas diariamente até às 02:00 da madrugada e por um período mais alargado na véspera e dia de Natal, noite da passagem de ano e dia de Ano Novo.

Alguns elementos decorativos iluminados estão instalados nas muralhas do Castelo, sobretudo nas zonas da Porta do Sol e da Porta do Freixo.

O presépio foi construído por residentes na freguesia, que disponibilizaram muito do seu tempo livre para este efeito.

Na vila medieval de Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora), pode ser apreciado até 06 de Janeiro um outro presépio de rua, com cerca de 40 figuras em tamanho real, que fazem "companhia" aos habitantes e visitantes daquela localidade.

Em Estremoz, está patente ao público, na sala de exposições temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, a exposição "Presépios de Artesãos do Concelho de Estremoz".

Na mostra, que pode ser apreciada até 02 de Fevereiro, participam 12 artesãos locais, inseridos no projecto "Reconhecimento de Origem Geográfica de Artesão do Concelho de Estremoz", os quais apresentam peças realizadas especificamente para esta exposição.

Entre os materiais utilizados para a feitura daqueles presépios contam-se a cortiça, cerâmica, madeira, folha de estanho, lã e cabaças, representando estas peças o melhor da tradição e inovação de Estremoz em termos artesanais.

TCA.

Lusa/Fim


PUB