Figurinos e gravuras de Picasso em exposição em Torres Vedras
Torres Vedras, Lisboa, 09 Jan (Lusa) -- A exposição "Picasso y la Danza", que integra telões, figurinos e gravuras de dois períodos distintos da vida do artista espanhol, vão estar patentes em Torres Vedras, de 16 de Janeiro a 31 de Março.
"É uma grande exposição que tem a dança como tema aglutinador", destacou hoje Catarina Sobreiro, responsável pela Galeria Municipal Paços do Concelho de Torres Vedras.
A exposição está cronologicamente dividida em duas: numa estão patentes 33 reproduções de telões e figurinos concebidos para o bailado Le Tricorne (1919) e noutra 22 gravuras alusivas à dança e correspondentes à última fase da vida do artista (1968-71).
A exposição mostra ainda algumas imagens do bailado Le Tricorne, reposto na ópera de Paris em 1992.
A iniciativa foi hoje apresentada no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Fundação D. Luís I, que estabeleceu, por sua vez, um protocolo com a Fundación Bancaja, de Valência (instituição bancária espanhola proprietária da colecção gráfica Pablo Picasso).
"A exposição vem a Portugal para estar em Cascais (onde está até domingo) e em Torres Vedras", disse Joaquim Monclús, director da Fundación Bancaja, acrescentando que "as gravuras circulam constantemente por todo o mundo".
A exposição estará patente de segunda a sábado das 09:30 às 19:00 e a entrada é livre.
Os interessados em visitas guiadas ou noutras actividades, como ateliers, desenvolvidos no âmbito da exposição, estão sujeitos a marcação prévia.
Esta é a segunda vez que Torres Vedras recebe uma exposição de Pablo Picasso.
Há dois anos estiveram em exposição sessenta gravuras realizadas por Picasso na fase final da sua vida.
A exposição "El Contemplador Activo" mostrou um conjunto de gravuras produzidas pelo pintor andaluz entre 1966 e 1968.
O presidente da câmara, Carlos Miguel, afirmou que o objectivo da autarquia é ter no espaço da Galeria Municipal "uma a duas exposições anuais de referência nacional e internacional", adiantando que espera receber uma exposição da pintora Paula Rego até ao final do ano.
ZO.
Lusa/Fim