Filipe Melo prepara novo filme depois de curta-metragem de terror
O músico Filipe Melo prepara-se para entrar numa nova produção cinematográfica, "um filme de aventuras" passado em Lisboa e centrado nas personagens Dog Mendonça e Pizzaboy.
Depois de se ter estreado como produtor na curta-metragem de terror "I`ll see you in my dreams", o pianista Filipe Melo está a preparar uma longa-metragem que parte de um universo próximo da banda desenhada e dos filmes de aventuras da década de 1980.
"As incríveis aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" conta com argumento e co-realização de Filipe Melo e do realizador argentino Pablo Parés.
"Este é um tributo a uma época que me marcou muito, com os filmes de aventuras do Spielberg, do Robert Zemeckis, do Terry Gillian, do `Caça-Fantasmas` e do `Regresso ao futuro`", explicou Filipe Melo.
A história, que Filipe Melo escreveu com Pablo Parés num retiro artístico em Tondela em 2005, centra-se num jovem distribuidor de pizzas e num detective de 50 anos, especialista em criaturas do oculto.
O cenário é o de Lisboa, durante a segunda guerra mundial, povoada de vampiros, fantasmas e lobisomens e por uma criatura maléfica que habita o mundo subterrâneo da capital.
Para a escrita do argumento, Filipe Melo contou com o apoio financeiro do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, mas o orçamento total do filme ronda os dois milhões de euros.
"É um grande desafio que tenho pela frente e que espero concretizar", sublinhou o músico, que espera ainda conseguir o apoio financeiro de privados para arrancar com o projecto.
A produção está a cargo da Pato Profissional e da Utopia Filmes e do elenco fazem já parte, entre outros, Nicolau Breyner (Dog Mendonça), João Didelet, Ana Lúcia Chita, Berta Muñiz e o músico Manuel João Vieira.
Antes de avançar com este projecto, Filipe Melo terá ainda de estrear este Verão a mini-série de ficção "Mundo Catita", centrada em Manuel João Vieira, mentor dos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita.
Filipe Melo aventurou-se no cinema com a curta-metragem "I`ll See you in my dreams", considerada o primeiro filme de terror português.
Estreado em 2003, o filme, que é protagonizado por "zombies", conquistou vários prémios e foi visto por mais de 100 mil espectadores.