Filme adaptado de "O homem duplicado" de Saramago em estreia

Lisboa, 18 jun (Lusa) - O filme "Enemy", do realizador Denis Villeneuve, resultado de uma adaptação do livro "O homem duplicado", de José Saramago, estreia hoje nas salas de cinema do país, quatro anos depois da morte do Nobel da Literatura.

Lusa /
António Cotrim, Lusa

O filme, que estreou em Espanha a 28 de março, por ser uma coprodução entre o Canadá e a Espanha, tem como argumentista o espanhol Javier Gullón.

"Enemy", que conquistou o Prémio Méliès d`Argent no Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, em Sitges, é realizado pelo canadiano Denis Villeneuve e conta com a participação dos atores Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon e Isabella Rossellini.

O filme foi este ano o principal vencedor dos prémios canadianos do ecrã, conquistando cinco das dez categorias em que estava nomeado, incluindo melhor realização, melhor montagem, melhor cinematografia, melhor música e melhor atriz secundária, Sarah Gadon.

Os produtores descrevem o filme como um "thriller" erótico que explora a mente de um homem em crise.

Adam (Jake Gyllenhaal) é um professor que leva uma vida monótona até que descobre a existência de Anthony, um ator de pouco relevo que é fisicamente igual a ele.

A estreia em Portugal coincide com a data do falecimento de José Saramago, a 18 de junho de 2010.

Tópicos
PUB