Filme de animação de Regina Pessoa premiado nos Estados Unidos

por Agência LUSA

A curta-metragem de animação "História Trágica com Final Feliz", de Regina Pessoa, conquistou o Grande Prémio do Júri do South by Southwest Film Festival, que se realizou na cidade norte-americana de Austin, no Texas.

O festival, que decorreu entre os dias 09 e 17, atribuiu também prémios nas categorias de vídeo, curtas-metragens experimentais e documentários, entre outras.

Esta é a quadragésima distinção atribuída ao filme da realizadora portuguesa.

"História Trágica com Final Feliz" tem já no seu currículo, entre outros, quatro prémios do Cinanima e os Grandes Prémios do Festival de Annecy, o mais importante certame de animação do mundo, do SICAF, da Coreia do Sul, e do Mecal, de Barcelona.

No princípio de Março, venceu em Viena a quarta edição do Tricky Women Award 2007, o único festival de cinema de animação exclusivamente feminino na Europa.

Pelo mesmo filme, desde já o mais premiado de sempre do cinema português, Regina Pessoa, de 37 anos, foi ainda nomeada para o Cartoon d`Or, para os Genie Awards e para os Les Lutins du Court-Métrage, além de ter integrado a "short list" dos Óscares de Hollywood e dos Césares da Academia Francesa.

O filme, uma co-produção de Portugal, França e Canadá com a duração de sete minutos e 46 segundos, está desde o passado dia 22 em cartaz em Portugal, sendo projectado com a longa-metragem "O Caimão", de Nanni Moretti.

pub