Filme de Cristian Mungiu, realizador premiado em Cannes, presente em Mostra de Cinema Romeno
O realizador Cristian Mungiu, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano, tem um filme da sua autoria presente na Mostra de Cinema Romeno que hoje começa e decorre até ao dia 24 no cinema Quarteto em Lisboa, depois de ter sido apresentada em Coimbra e no Porto.
De Mungiu, que venceu o prémio mais importante de Cannes com o filme "4 meses, 3 semanas e 2 dias", será exibido dia 24, às 19:00, com legendas em inglês, "Lost and found-Episode: Turkey Girl", um drama realizado em 2005.
O filme com que o realizador arrebatou a Palma de Ouro em Cannes ainda não tem data de estreia prevista em Portugal. Retrato da Roménia durante o regime de Ceaucescu, conta a história de uma rapariga que tenta fazer um aborto clandestino.
Hoje, dia de abertura da Mostra, passam no Quarteto, às 21:45, dois filmes, uma longa e uma curta-metragem, respectivamente, "Como é que passei o fim do mundo", legendado em português, e "Traffic", com legendas em inglês, ambos de Catalin Mitulescu.
No dia 22, às 21:45, é a vez de dois filmes de Corneliu Porumboiu, ambos legendados em português: "Foi ou não foi?" e "O sonho de Liviu".
Deste mês realizador será exibida, no dia seguinte, às 21:45, uma curta-metragem legendada em inglês, "A trip to the city", projectando-se na mesma sessão "O grande assalto comunista", de Alexandru Solomon.
Ainda no dia 23, mas com começo às 19:00, mostram-se no Quarteto "O papel será azul", uma longa-metragem de Radu Muntean, e "O tubo com gorro", uma curta-metragem de Radu Jude.
A Mostra termina dia 24 com a exibição, às 19:00, do já citado filme de Mungiu, e de "Os `decretei` (legendado em português), de Florin Iepan, e, às 21:45, de uma longa-metragem e uma curta de um mesmo realizador, Cristi Pulu: "A morte do Sr. Lazarescu", com legendas em português, e "Cigarros Kent e café", com legendas em inglês.