Filme dos irmãos Coen eleito o melhor de 2007 pelos críticos norte-americanos
Los Angeles, 08 Jan (Lusa) - O filme "Este país não é para velhos", dos irmãos Joel e Ethan Coen, foi eleito o melhor de 2007 pelos críticos de cinema dos Estados Unidos, uma eleição que decorreu segunda-feira.
Ethan e Joel Coen, que adaptaram para cinema o romance "Este país não é para velhos", de Cormac McCarthy, foram ainda considerados os melhores realizadores. O filme estreia-se em Portugal a 28 de Fevereiro.
Na interpretação, os críticos elegeram os actores Daniel Day Lewis ("Haverá sangue") e Julie Christie ("Away with her"), assim como o espanhol Javier Bardem ("Este país não é para velhos") e Amy Ryan ("Vista pela última vez"), estes dois em papéis secundários.
O derrotado da noite foi o actor e realizador Sean Penn, que liderava com sete nomeações, por conta do filme "O lado selvagem", e que terminou a noite sem qualquer galardão.
O guitarrista dos Radiohead, Johnny Greenwood, recebeu um prémio pela banda sonora do filme "Haverá sangue", de Paul Thomas Anderson.
O filme "O escafandro e a borboleta", de Julian Schnabel, foi considerado o melhor filme estrangeiro, "Sicko", de Michael Moore, o melhor documentário e "Ratatui", de Brad Bird, a melhor animação.
As escolhas da crítica norte-americana têm funcionado como indicadores habitualmente fiáveis dos favoritos para os Óscares, já que metade dos filmes e actores eleitos nos últimos 12 anos foram também agraciados com as estatuetas douradas.
O anúncio das nomeações para os Óscares, que cumpre 80 anos, está marcado para o dia 22.