Filme "Fados", do espanhol Carlos Saura, tem Mariza e Camané no elenco

O realizador espanhol Carlos Saura chega a Lisboa terça-feira para preparar o seu próximo filme, "Fados", que tem Carlos do Carmo como supervisor musical e inclui os fadistas Mariza e Camané no elenco.

Agência LUSA /

De acordo com a produtora portuguesa Fado Filmes - que co- produz a obra com a Duvídeo, Zebra Producciones, Continental Filmes e VideoFilmes - o cineasta ficará em Portugal até quinta-feira para fazer contactos e recolher informação para a película.

Esta co-produção portuguesa, espanhola e brasileira conta ainda com a direcção de fotografia de Eduardo Serra, nomeado por duas vezes para um Óscar da Academia de Hollywood e actualmente a rodar um filme de Claude Chabrol.

"Fados" encerra uma trilogia dedicada às formas de expressão musical urbanas do século XX, depois da realização de "Flamenco" e "Tango", candidato a um Óscar da Academia de Hollywood na categoria de melhor filme estrangeiro em 1998.

Durante a estada em Lisboa, Carlos Saura, de 73 anos, irá percorrer diversos locais emblemáticos do fado de Lisboa e tem encontros marcados com os fadistas Carlos do Carmo, Mariza, Camané na quarta-feira, no Museu do Fado e da Guitarra.

Paralelamente, o realizador espanhol irá participar no Encontro de Produtores e Distribuidores de Portugal, Espanha e Brasil, promovido pelos institutos do cinema dos três países com o objectivo de intensificar a co-produção e a distribuição de filmes nestes países.

No Cinema King, em Lisboa, decorrerá igualmente, entre terça- feira e domingo, um ciclo dedicado ao cinema espanhol, no qual serão exibidas seis longas-metragens, entre elas as mais recente obra de Carlos Saura, "O Sétimo Dia "(2004).

PUB