Filme "Gelo", de Luís e Gonçalo Galvão Teles, estreia-se hoje
A longa-metragem "Gelo", rodada por Luís Galvão Teles com o filho, Gonçalo Galvão Teles, estreia-se hoje, nos cinemas, no começo de um mês que contará com a entrada de outros três filmes portugueses no circuito comercial.
"Gelo", que teve a antestreia mundial na semana passada, no Fantasporto, é protagonizado pela espanhola Ivana Baquero e conta a história de Catarina, nascida a partir do ADN de um homem da Idade do Gelo. O filme acaba por ter contornos de ficção científica, ao questionar sobre a vida além da morte e sobre a criogenia.
Ivana Baquero, que em criança protagonizou o filme "O labirinto do fauno" (2006), de Guillermo del Toro, encabeça um elenco que conta ainda com atores portugueses, como Albano Jerónimo, Ivo Canelas e Inês Castel-Branco.
Em entrevista à agência Lusa, Luís Galvão Teles afirmou que "Gelo", no final, procura motivar "o espectador para que ele próprio, quando acaba de ver o filme, tome partido por uma das soluções, por outra, [ou] por não escolher, mas é um bocado como na vida real".
"Gelo" inaugura um mês que contará com a estreia comercial de três outras longas-metragens portuguesas.
No dia 10, estreia-se "O amor é lindo... porque sim!", comédia de Vicente Alves do Ó sobre os amores e desgostos de uma rapariga numa altura em que lhe reconhecem o talento como cantora.
Na semana seguinte chega aos cinemas "Posto avançado do progresso", que Hugo Vieira da Silva apresentou em fevereiro no festival de Berlim. Rodado em Angola e inspirado na novela homónima de Joseph Conrad, o filme conta a história de dois colonizadores portugueses que chegam ao antigo Reino do Congo, no século XIX, para coordenarem um posto comercial de marfim, com o objetivo de fazerem fortuna.
A 24 de março, os cinemas contarão com "John From", segunda longa-metragem de João Nicolau que acaba de ser distinguida com uma menção especial do júri num festival no México.
O filme procura auscultar a lógica e as metamorfoses da paixão juvenil, sendo "assumidamente púdico e lúdico", segundo uma descrição do realizador.