Filme "Ice Merchants" de João Gonzalez premiado na Semana da Crítica de Cannes

por Lusa

O filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, foi hoje premiado na Semana da Crítica, um dos programas paralelos do festival de cinema de Cannes, em França.

O filme de animação venceu o "Prémio Descoberta Leitz Cine" para curta-metragem, segundo a lista de premiados hoje anunciada.

"Ice Merchants", terceira curta-metragem de animação de João Gonzalez, é um filme sobre um pai, um filho e uma casa num precipício, numa história cheia de metáforas sobre laços familiares.

"É um filme que tenta estudar os rituais humanos, as coisas pequeninas da vida, sendo uma base importante no relacionamento entre seres humanos", explicou o realizador à agência Lusa, dias antes da ida a Cannes.

Com formação clássica em piano e em multimédia, João Gonzalez encontrou no cinema de animação o meio ideal para juntar a vontade de contar histórias e a composição musical.

"Eu tenho muito interesse em pegar nessas possibilidades que a animação permite e que na imagem real é mais difícil de alcançar. Uma coisa bonita da animação é podermos criar o cenário de raiz, e as regras de realidade onde a narrativa se vai passar, e jogar com estas metáforas visuais", explicou.

O ponto de partida para "Ice Merchants" foi a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício. A partir daí desenvolveu a história de um pai e um filho, que produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.

Além de "Ice Merchants", na programação da Semana da Crítica estavam também os filmes "Alma Viva", da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, e "Tout le monde aime Jeanne", primeira obra da francesa Céline Devaux, rodada em Lisboa e com coprodução portuguesa pela O Som e a Fúria.

O Grande Prémio da Semana da Crítica foi atribuído ao filme "La Jauría", do realizador colombiano Andrés Ramírez Pulido.

A 61.ª Semana da Crítica, organizada pelo sindicato dos críticos de cinema de França, termina na quinta-feira.

 

 

Tópicos
pub