Filme português "O que há de novo no amor?" estreia-se a 09 de fevereiro

Lisboa, 27 dez (Lusa) - O filme "O que há de novo no amor?", feito por seis realizadores portugueses, terá estreia comercial a 09 de fevereiro em 20 salas de cinema, anunciou hoje a produtora Rosa Filmes.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"O que há de novo no amor?" é a primeira longa-metragem de Mónica Santana Baptista, Hugo Martins, Tiago Nunes, Hugo Alves, Rui Santos e Patrícia Raposo. Todos passaram pela Escola Superior de Teatro e Cinema, quase todos nasceram no pós-25 de abril de 1974.

"São seis histórias de amor - cada uma realizada por um realizador diferente - de seis amigos que têm uma banda e todas as noites se encontram numa cave para fazer música (...) Mas se à noite na garagem é possível ensaiar cada canção as vezes sem fim, durante o dia, na vida, não há ensaios. Cada tentativa deixa marcas", refere a produtora.

"O que há de novo no amor?" não resulta de seis curtas-metragens transformadas numa "longa". É um só filme que recupera para a contemporaneidade os coletivos de tempos mais revolucionários. Quando se juntam estes seis realizadores não dá "um mais dois mais três", como assegurou Tiago Nunes em entrevista recente à agência Lusa. "São seis visões em confronto e em diálogo, são cruzamentos, são sinergias".

Exibida em estreia em maio no festival IndieLisboa, foi considerada a melhor longa-metragem portuguesa de ficção e em setembro integrou a competição oficial do Festival Raindance 2011, em Londres.

Mónica Santana Baptista, Hugo Martins, Tiago Nunes, Hugo Alves, Rui Santos e Patrícia Raposo já tinham trabalhado em curtas-metragens e noutros projetos de uns e de outros mas, para a nova produção, assumiram o formato de um coletivo.

Os realizadores não viram as partes filmadas por cada um dos outros até estarem todos prontos. Só na primeira montagem tiveram noção do caminho que o argumento, concebido coletivamente, tinha tomado.

O filme "é sobre a dificuldade de se estar junto atualmente, sobre as cedências, sobre o que é estar com uma pessoa, sobre o não conseguir estar com uma pessoa, sem procurar dar respostas", mas sim "causar alguma reflexão e identificação", descreveu Hugo Martins também à agência Lusa.

O filme conta com interpretações de Joana Santos, Miguel Raposo, David Cabecinha, João Cajuda, Nuno Casanovas, Inês Vaz, Ângelo Rodrigues, Diana Nicolau, Sofia Peres, João Pedro Silva e Joana Metrass, além de música original dos peixe:avião, Samuel Úria, que também participa no elenco, Os Golpes, Os Velhos e The Walkmen.

A estreia comercial do filme é assegurada pela distribuidora Zon Lusomundo.

Tópicos
PUB