Filme sobre "cowboys" homossexuais favorito em Globos de Ouro
O filme "O segredo de Brokeback Mountain", sobre a relação homossexual entre dois "cowboys", é considerado o favorito na 63/a edição dos Globos de Ouro, os prémios da imprensa estrangeira em Hollywood entregues hoje à noite.
Os Globos de Ouro costumam funcionar como antevisão dos Óscares.
O filme do cineasta de Taiwan Ang Lee, já distinguido com o Leão de Ouro para o melhor filme na 62/a edição do Festival de Veneza, em Setembro do ano passado, está nomeado em sete categorias: melhor filme dramático, melhor actor, melhor actriz secundária, melhor realizador, melhor argumento, melhor canção e melhor banda sonora.
Baseado num romance de Annie Proulx, o filme retrata o amor proibido de dois "cowboys" na América profunda das décadas de 60 e 70.
Outro filme cujas hipóteses de ser distinguido a crítica sublinha é "Good Night and Good Luck", do actor, realizador e produtor George Clooney, que conta a história do confronto entre o jornalista de televisão Ed Murrow e o senador perseguidor de comunistas Joseph McCarthy, durante a "caça às bruxas" do início da década de 50.
O filme obteve quatro nomeações, nas categorias de melhor filme, melhor realizador, melhor actor (David Strathairn) e melhor argumento.
George Clooney lidera o número de nomeações individuais, já que se encontra na corrida para os galardões de melhor realizador e argumentista por "Good Night and Good Luck", podendo ser igualmente distinguido como produtor, caso o filme vença na categoria de melhor filme dramático. Está ainda nomeado para melhor actor secundário pelo seu desempenho no filme de espionagem "Syriana".
Outros filmes com quatro nomeações são "The Producers", de Susan Stroman, e "Match Point", o mais recente filme de Woody Allen, com Scarlett Johansson.
"Brokeback deverá ganhar facilmente o prémio de melhor filme dramático nos Globos de Ouro, mas o `suspense` tem sobretudo a ver com corrida ao galardão de melhor realizador", escrevem os `sites` especializados Goldderby.com e TheEnvelope.com, que pertence ao Los Angeles Times.
"Se Clooney for o melhor realizador e `Crash`, de Paul Haggis, receber o prémio do melhor argumento, tal poderá ser um sinal de vulnerabilidade para `Brokeback` nos Óscares", considera Tom O`Neil, o especialista destes dois `sites`.
Para os Óscares, que serão entregues a 05 de Março, os votantes terão até sábado para decidir quem serão os nomeados.
Além de "O segredo de Brokeback Mountain" e "Good Night and Good Luck", entre os outros candidatos ao prémio máximo de melhor filme encontram-se "Match Point" de Woody Allen, o `thriller` "The Constant Gardener" (O fiel jardineiro) e o filme de David Cronenberg "A History of Violence", pelo qual Maria Bello está nomeada na categoria de melhor actriz.
Para o prémio de melhor comédia ou filme musical, "Walk the Line", que conta a história de umas figuras maiores da música "country", Johnny Cash, é o favorito, contra "Pride and Prejudice" (Orgulho e Preconceito), "The Squid and the Whale", "Mrs. Henderson Presents" e "The Producers".
Na categoria de melhor actriz, Felicity Huffman, uma das protagonistas da série televisiva "Donas de Casa Desesperadas", é apontada como favorita pelo papel de transexual em "Transamerica".
Os filmes de elevado orçamento, como "King Kong", de Peter Jackson, "Memórias de uma Gueixa", de Rob Marshall, ou o último de Spielberg, "Munich", foram quase esquecidos nas nomeações, em proveito dos filmes independentes, excepto nas categorias de melhor realizador e melhor argumento.
O presidente da Associação da Imprensa Estrangeira, Phil Berk, afirmou que "é a primeira vez na história dos Globos de Ouro que os candidatos a melhor drama são filmes independentes, realizados por um preço inferior a 30 milhões de dólares".
Quanto aos filmes estrangeiros, observa-se a presença de um polémico filme palestiniano, "Paradise Now", que mostra as últimas 24 horas de dois jovens que decidiram cometer um atentado suicida contra Israel.
Na corrida, encontram-se também um filme francês, "Joyeux Noel" (Feliz Natal), sobre a confraternização entre soldados franceses e alemães nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial, dois filmes chineses, "Kung Fu Hustle" e "Master of the Crimson Armor" e um sul-africano, "Tsotsi".