Filmes de animação de Regina Pessoa e Zepe premiados na Sérvia
As curta-metragens de animação "História trágica com final feliz", de Regina Pessoa, e "Stuart", de Zepe, foram distinguidos no Balkanima, o Festival Europeu do Filme de Animação, que terminou domingo na Sérvia.
"História trágica com final feliz", de Regina Pessoa, um dos mais premiados filmes da animação portuguesa, foi distinguido com o prémio FRIPESCI, disse hoje à Lusa fonte do ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual).
Este galardão junta-se a mais de quatro dezenas de distinções em cerca de 150 festivais portugueses e estrangeiros internacionais.
"História Trágica com Final Feliz" é uma co-produção de Portugal, França e Canadá e conta a história de uma menina cuja "diferença" não é aceite pela comunidade.
Este é o segundo filme de uma trilogia que Regina Pessoa iniciou com "A Noite" (sobre os medos) e que vai continuar com "Kali, o Pequeno Vampiro", no qual está actualmente a trabalhar.
Já "Stuart", filme de José Pedro Cavalheiro (Zepe) a partir da obra gráfica de Stuart de Carvalhais, recebeu uma menção honrosa do júri do Balkanima 2007 para o melhor grafismo e animação.
"Stuart" parte da obra gráfica a preto e branco do ilustrador Stuart de Carvalhais, falecido em 1961, recorrendo ao traço a tinta-da-china e a carvão, numa história passada em Lisboa e com algumas das personagens criadas pelo artista, como Quim e Manecas.
A quarta edição do Balkanima decorreu de 03 a 07 de Outubro na Sérvia.