Filmes de Eastwood, David Fincher e Woody Allen marcam começo de 2009
Lisboa, 31 Dez (Lusa) - Do drama "A troca", de Clint Eastwood, à comédia "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen, os cinemas portugueses acolhem nos próximos meses um cartaz forte quanto às estreias internacionais.
Quinta-feira estreia "A troca", de Clint Eastwood, com Angelina Jolie, baseado na história verídica de um caso de polícia: uma mulher a quem é entregue uma criança que ela diz não ser o filho que foi dado como desaparecido.
Para este mês estão ainda previstos "Revolucionary road", de Sam Mendes, um drama que volta a juntar Leonardo diCaprio e Kate Winslet depois de "Titanic", e "O estranho caso de Benjamin Button", de David Fincher e com Brad Pitt, sobre um homem que nasce velho e morre criança, também chegam aos cinemas portugueses no primeiro mês de 2009.
Há ainda "Vicky Cristina Barcelona", que Woody Allen rodou em Espanha com Penelope Cruz, Scarlett Johansson, Javier Bardem e Rebecca Hall, "A duquesa", crónica de época de Saul Dibb sobre a duquesa de Devonshire, e "Frost/Nixon", de Ron Howard, baseado nos debates televisivos entre o apresentador Dave Frost e o antigo presidente dos Estados Unidos Richard Nixon.
"Dúvida", escrito e realizado pelo dramaturgo John Patrick Shanley, sobre um padre (Philip Seymour Hoffman) suspeito de abuso de um menor e que será vigiado pela freira Aloysius (Meryl Streep), estreará em Fevereiro.
Nesse mesmo mês são esperadas as exibições de dois filmes que têm recolhido elogios junto da crítica norte-americana, "Slumdog Millionaire", de Danny Boyle, e "Milk", de Gus Van Sant, com Sean Penn, sobre um activista dos direitos dos homossexuais assassinado nos anos 1970.
Há ainda a acrescentar "Valquíria", com Tom Cruise, e "The burning plain", com Charlize Theron, Kim Bassinger e Joaquim de Almeida.
"The Wrestler", de Darren Aronofsky, que venceu um Leão de Ouro este ano em Veneza e com Mickey Rourke no papel de um lutador de "wrestling", "Che", de Steven Soderbergh, sobre Ernesto Guevara, e "Gran Torino", de Clint Eastwood, estão previstos para Março.
Haverá ainda "The Spirit", de Frank Miller, a partir de uma banda desenhada de Will Eisner, e "Ponyo on the Cliff by the Sea", do mestre do cinema de animação japonesa Hayao Miyazaki.
Em Maio deverão estrear "Anjos e Demónios", de Ron Howard, a partir do livro homónimo de Dan Brown, em Setembro "Los abrazos rotos", de Pedro Almodovar, e em Novembro "Sherlock Holmes", de Guy Ricthie.
A pensar no Natal, para Dezembro a Disney programa a animação "Toy Story 3D".
Ainda sem data contam-se "Bright Star", de Jane Campion, e "The Imaginarium of Doctor Parnassus", Terry Gilliam, filme que o actor australiano Heath Ledger nunca chegou a terminar.
SS.