Filmes de realizadores portugueses na Festa mundial da Animação
Treze filmes de jovens realizadores portugueses vão ser exibidos em Portugal, Estados Unidos, Chile, Brasil, Israel, Malta e Uzbequistão, no âmbito da Festa Mundial da Animação, que decorre entre 23 e 29 de Outubro.
No período da Festa celebra-se, dia 28, o Dia internacional da Animação, efeméride inicialmente lançada pela ASIFA, Associação internacional do filme de animação, e pela AFCA, Associação francesa do cinema de animação, e hoje celebrada em mais de 50 países.
"Antena portuguesa deste evento" desde 28 de Outubro de 2002, quando pela primeira vez o comemorou, a Casa da Animação-Associação Cultural, com sede no Porto, abre as suas instalações à Festa, mas não é no país a única instituição a fazê-lo.
De norte a sul, já várias cidades se mostraram interessadas em participar.
Manuela Lima, presidente da Casa da Animação-Associação Cultural, indicou hoje à Lusa estarem disponíveis para exibição, nas instituições que o solicitem, três "pacotes de filmes: infanto- juvenil, cartoon d`or e português".
Podem ser solicitados, "a título gratuito, apenas um ou os três" pacotes, esclareceu.
Do último pacote (português), foi solicitada, até agora, a cedência de 13 filmes:
1999 - Francisco Lança As Máquinas de Maria - Marta Madureira Histórias Desencantadas - Vitor Lopes A Film About Us - Pedro Lino Sem Respirar - Pedro Brito Cicatriz - Ícaro/Tânia Duarte Selo ou Não Sê-lo - Isabel Aboim Inglez Lixo - Mário Filipe Gajo Eu Descobri Portugal - Armando Coelho Abraço do Vento - José Miguel Ribeiro Menu - Joana Toste Cosmix - Agostinho Marques Com uma Sombra na Alma - Fernando Galrito/João Ramos.
O pacote "cartoon d`or" integra sete filmes de realizadores estrangeiros e da portuguesa Regina Pessoa, "História trágica com final feliz", distinguido em Junho último com o Grande Prémio do Festival de cinema de animação de Annecy, França.
Na área do cinema para os mais jovens, com oito filme agendados, há também participação portuguesa, concretamente a de Mário Jorge Neves (Shshshsh), José Miguel Ribeiro (O banquete da rainha), e Pedro Lino (A menina gorda).