"Filmes Falados" nos Encontros de Cinema e Vídeo
Viana do Castelo, 23 Abr (Lusa) - As secções "Filmes Falados" e "Olhar ao Lado", com debates no final da projecção de cada filme, são os destaques dos VIII Encontros de Viana de Cinema e Vídeo, que vão decorrer de 05 a 11 de Maio.
Os encontros, hoje apresentados em conferência de imprensa, contemplam ainda o prémio "Primeiro Olhar", que vai distinguir o melhor documentário realizado por alunos das escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação ou por participantes em cursos de formação nessa área, tanto de Portugal como da Galiza.
Orçado em 60 mil euros e patrocinado pela Câmara de Viana do Castelo, o certame terá como palcos o Teatro Municipal Sá de Miranda, o auditório do Grupo Desportivo e Cultural dos Estaleiros Navais e o Cinema Verde Viana.
Na secção "Filmes Falados", destinada aos estudantes do ensino secundário e politécnico, serão visionados filmes sobre o fundamentalismo islâmico, a chamada "fast food" ou a guerra do Iraque, após o que se seguirão debates sobre estas problemáticas.
A secção "Olhar ao Lado" destina-se aos alunos a partir do sétimo ano de escolaridade e vai mostrar películas que levantam questões relacionadas com os direitos da criança, o racismo, os dilemas da adolescência e a intolerância.
"Os encontros apostam numa vertente claramente pedagógica, de formação de públicos", disse hoje, em conferência de imprensa, Rui Ramos, da associação "Ao Norte - Audiovisuais", responsável pela organização do certame.
Para o prémio "Primeiro Olhar", estão inscritos 27 filmes, vinte dos quais de autores portugueses e os restantes da Galiza.
Os encontros mantêm a aposta nas secções "Histórias da Praça" e "Olhar o Real", que permitem a jovens estudantes a realização de vídeos e de documentários.
Na secção "Filmes Premiados", este ano exibe-se "O lado selvagem", de Sean Pen, "O assassínio de Jesse James pelo cobarde Robert Ford", de Andrew Dominik, "Os falsificadores", de Stefan Ruzowitzky, "Caramel", de Nadine Labaki, e "Sedução, conspiração", de Ang Lee.
VCP.