Filmes portugueses "Lisboetas" e "Transe" premiados no Festival Cineport

por Agência LUSA
"Lisboetas" foi distinguido com o Troféu Andorinha para a Melhor Realização de Documentário e também com o Troféu Andorinha para Melhor Montagem de Documentário DR

Os filmes portugueses "Lisboetas", de Sérgio Tréfaut, e "Transe", de Teresa Villaverde, foram premiados na 3.ª edição do Festival Cineport - Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que decorreu no Brasil.

Criado em 2003 para desenvolver o mercado audiovisual e promover os filmes realizados em português e dialectos falados na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o festival, em Paraíba, recebeu este ano 500 obras a concurso.

O filme de Sérgio Tréfaut foi distinguido com o Troféu Andorinha para a Melhor Realização de Documentário e também com o Troféu Andorinha para Melhor Montagem de Documentário, da autoria de Pedro Marques.

Ana Moreira, que interpreta a personagem principal de "Transe", recebeu o Troféu Andorinha para Melhor Actriz e o filme realizado por Teresa Villaverde conquistou ainda o Troféu Andorinha para Melhor Fotografia, assinada por João Ribeiro.

"Lisboetas", estreado em 2005, foi recentemente distinguido com o prémio de Melhor Documentário no Festival de Cinema do Uruguai.

A longa-metragem faz um retrato do fenómeno da emigração para Portugal na última década, que assistiu à entrada de milhares de imigrantes, sobretudo da Europa de Leste e do Brasil.

Sérgio Tréfaut revela o quotidiano de alguns desses imigrantes na capital, mostrando a sua identidade cultural, a adaptação e a relação com um novo país, muito diferente das suas origens.

Estreado no Festival de Cinema de Cannes no ano passado, na Quinzena dos Realizadores, "Transe" já participou, entre outros, nos festivais de cinema de Toronto, Sitges, São Paulo, Sevilha, Roterdão e Guadalajara.

O filme relata o percurso de Sónia (Ana Moreira), uma jovem sem trabalho ou perspectivas de futuro a viver na Rússia, país que abandona para concretizar o sonho de uma vida melhor.

Na ilusão de ganhar dinheiro, Sónia é apanhada numa rede de prostituição, na qual acaba por passar por situações de miséria, violência e degradação às mãos de angariadores.

A longa-metragem de Teresa Villaverde foi também distinguida em Abril, no Festival de Cinema Europeu de Lecce, em Itália, com o prémio especial do júri e o galardão de melhor fotografia, e ainda no festival Caminhos do Cinema Português, onde recebeu o Grande Prémio do júri.


pub