"Flukten over grensen" vence o o Young Audience Award da Academia Europeia de Cinema
O filme "Flukten over grensen" ("The Crossing", em inglês), da realizadora norueguesa Johanne Helgeland, venceu o Young Audience Award, da Academia Europeia de Cinema (EFA, sigla em inglês), atribuído por um júri constituído por adolescentes de 38 países.
O vencedor do Young Audience Award, foi hoje anunciado numa cerimónia que decorreu `online`, transmitida em `streaming`.
A história de "Flukten over grensen" desenvolve-se durante a II Guerra Mundial e é protagonizada por Gerda, uma menina de 10 anos, e o irmão, Otto, cujos pais pertencem ao movimento de resistência da Noruega.
Em dezembro de 1942, os pais de Gerda e Otto são presos, e é nessa altura que os dois irmãos descobrem duas crianças judias, Sarah e Daniel, escondidas num armário da cave da casa onde vivem. Com os pais presos, cabe aos irmãos ajudar Sarah e Daniel a atravessarem a fronteira para a Suécia, onde irão encontrar-se com os pais.
Além de "Flukten over grensen", estavam também nomeados para o Young Audience Award deste ano: "Pinóquio", do italiano Matteo Garrone, e "Wolfwalkers", dos britânicos Tomm Moore e Ross Stewart.
O vencedor foi escolhido por um júri composto por adolescentes com idades entre os 12 e os 14 anos.
Na cerimónia de hoje, antes do anúncio, decorreram pequenas conversas com os realizadores e jovens atores dos três filmes em competição.