Fortaleza de Sagres renovada e com museu interactico sobre Descobrimentos

Os ministérios da Economia e da Cultura vão avançar com um projecto de requalificação da Fortaleza de Sagres, Algarve, e a construção de um museu interactivo sobre os Descobrimentos portugueses, anunciou sábado o ministro da Economia e Inovação.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
Museu em Sagres DR

Durante a cerimónia de inauguração oficial do "Hilton Cascatas Golf Resort & SPA", em Vilamoura, o primeiro hotel em Portugal com a marca Hilton, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, declarou que é intenção do Governo continuar a apostar em estruturas novas para o Algarve, nomeadamente um museu em Sagres.

Os Descobrimentos portugueses foram a "primeira experiência de globalização" e iniciaram-se perto de Sagres, referiu Manuel Pinho, adiantando que vai ser criada uma nova valência para "celebrar" os feitos do Infante D. Henrique e dos navegantes portugueses.

Numa primeira fase do projecto, o objectivo é renovar a Fortaleza de Sagres, um segundo passo é renovar as zonas envolventes à fortaleza e por último construir-se um museu interactivo, explicou Manuel Pinho aos jornalistas, sem revelar mais detalhes sobre o projecto.

Durante um discurso de cerca de cinco minutos, o ministro da Economia mostrou-se apostado em dar mais apoio ao turismo algarvio, nomeadamente com a repetição do programa promocional "Allgarve", cujo plano para o próximo ano deve estar pronto dentro de dois meses, "para haver tempo de realizar uma boa promoção no interior e no estrangeiro.

"Tenho um sonho. O meu sonho é daqui a uns anos, quando já não for ministro da Economia, dizer aos meus netos que o turismo mudou", indicou Manuel Pinho.

O ministro da Economia referiu ainda que para haver mais turistas é preciso apostar também nos serviços de Saúde, o que o levou a sublinhar a importância do Hospital Central para o Algarve.

"O novo hospital é fundamental e não podemos esquecer as infra-estruturas", disse Manuel Pinho.

Inaugurado com a presença do presidente do Hilton Europa e África, Wolfgang Newmann, e do grupo Imocom, responsável pelo investimento, o "Hilton Vilamoura Cascatas Golf Resort & SPA", recebeu cerca de 800 visitantes na noite de inauguração.

O primeiro hotel com a marca Hilton a entrar no mercado português é um feito do grupo Imocom, que investiu 75 milhões de euros no projecto e que promete reforçar a parceria com a cadeia de hotéis Hilton.

O novo resort divide-se em quatro grandes zonas: o hotel cinco estrelas, o Vacation Club, apartamentos turísticos e o "7 SPA", um dos dois maiores da Península Ibérica e entre os cinco melhores do Mundo, adiantou à Lusa o manager daquela estância de tratamento e relaxamento, Deodato do Ó.

PUB