Fórum Fantástico 2008 alarga-se ao cinema e artes visuais

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 23 Set (Lusa) - O Fórum Fantástico 2008, um evento português sobre ficção científica, fantasia e história alternativa, ultrapassa este ano as fronteiras da escrita e dedica duas homenagens ao realizador António Macedo e ao artista plástico Nelson Dias.

A quarta edição do Fórum Fantástico decorrerá de 02 a 05 de Outubro, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, e apostará "na diversificação de formatos para falar de fantástico", disse à agência Lusa Safaa Dib, da associação Épica, organizadora do evento.

Este ano, o convidado de honra será o escritor britânico Richard K. Morgan, que virá apresentar a obra "Carbono Alterado", o romance de estreia, de 2002, distinguido com o prémio Philip K. Dick, e só agora traduzido em Portugal.

"É o representante este ano da ficção científica pura e dura, um autor da distopia e que é adorado lá fora e um completo desconhecido em Portugal", referiu Safaa Dib.

Um mês antes da edição literária no mercado português, no Fórum Fantástico serão ainda apresentados "A glória dos traidores", o sexto volume da saga "Crónicas de gelo e fogo", do premiado escritor norte-americano de ficção científica George R. R. Martin, e "Pavana", de Keith Roberts.

Da ficção portuguesa destaca-se o lançamento do novo romance de David Soares, "Lisboa Triunfante", em que o autor volta a combinar factos históricos com elementos literários da história alternativa e fantasia.

Entre os homenageados neste quarto ano do Fórum Fantástico contam-se o realizador António de Macedo, um dos nomes do Novo Cinema Português e que há várias décadas se dedica ao estudo do esoterismo e ficção científica, e o artista plástico Nelson Dias, um dos co-autores da banda desenhada "Wanya - escala em Orongo", editada nos anos 1970.

Na faculdade de Belas Artes de Lisboa estará patente uma exposição de originais de Nelson Dias, falecido em 1993, e serão exibidas ainda cinco curtas-metragens portuguesas, cujas histórias são atravessadas pelo universo do fantástico.

Aproveitando o facto de estarem este ano num espaço frequentado por estudantes de belas artes, pelo Fórum Fantástico vão passar também os artistas portugueses que colaboram com a editora de banda desenhada norte-americana Marvel, entre os quais João Lemos, Ricardo Tércio e Daniel Maia.

A relação entre ficção científica e os westerns será analisada por Sérgio Dias-Branco, português que lecciona na Universidade de Kent, no Reino Unido, mas haverá ainda debates sobre literatura infanto-juvenil e o futuro dos livros do ponto de vista da evolução tecnológica.

Safaa Dib reconhece que tem havido um maior investimento na qualidades das edições literárias em Portugal, mas nada que se compare com o que se faz noutros países.

"Ainda não há novas vozes, novos escritores em Portugal nesta área, mas todos os anos há sempre qualquer coisa que se vem fazendo associado ao fantástico", referiu a promotora do Fórum Fantástico.

SS.


pub