Fotografias de Manoel de Oliveira em destaque na Casa do Cinema em Serralves no Porto

por Lusa

A exposição de fotografias de Manoel de Oliveira é um dos destaques da programação para este ano da Casa do Cinema, que tem o nome do realizador, na Fundação de Serralves, no Porto, foi hoje anunciado.

A mostra, que será a segunda exposição temporária da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em 2020, contará com as experiências fotográficas que o cineasta português fez entre as décadas de 1930 e 1940.

"Conquanto apenas uma parcela muito residual destas imagens tenha sido publicamente apresentada à época, e muito embora também o realizador tenha rapidamente abandonado esta via, a verdade é que a relação destas experiências em fotografia com a sua produção fílmica está totalmente por avaliar", lê-se no dossiê da Fundação de Serralves, sobre a programação para este ano.

Paralelamente será editado um catálogo e projetado o ciclo de cinema "Manoel de Oliveira Fotógrafo", cujo objetivo -- descreve Serralves -- é permitir, decorridos mais de setenta anos, "trazer novamente a luz estas imagens esquecidas".

Além desta exposição, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira conta com outras mostras, conferências, ciclos de cinema e atividades ligadas aos programas educativos desta instituição cultural, que tem como compromisso "promover o diálogo entre diferentes entendimentos do cinema e o confronto entre as artes, estabelecendo, ao mesmo tempo, pontes com as inquietações políticas e sociais que marcam a atualidade", conforme se lê em comunicado.

De fevereiro a junho estará patente, pela primeira vez em Portugal, o trabalho do artista norte-americano Arthur Jafa, numa exposição concebida em parceria com o Museu de Serralves.

"Jafa tem desenvolvido um trabalho multifacetado sobre a montagem, o ritmo e a análise iconográfica e iconológica de imagens vídeo retiradas, muitas vezes do `YouTube`, como acontece na peça `Love is the Message`, `The Message is Death`, que será exposta na Casa do Cinema", descrevem os organizadores.

Soma-se o ciclo de cinema "Black Visual Intonation", que "descreve a vibração específica das manifestações culturais da negritude nos Estados Unidos da América, através de um programa com a obra fílmica do artista, posta em diálogo com outros filmes".

Já a terceira exposição temporária da Casa do Cinema de Manoel de Oliveira, projeto do arquiteto Álvaro Siza, inaugurado em junho do ano passado, coloca em destaque o realizador e escritor Alexander Kluge.

Naquela que será a primeira exposição em Portugal sobre o cineasta alemão, serão apresentadas obras inéditas, "especialmente concebidas para Serralves", num modelo de "grande retrospetiva" da sua obra, e será publicado um volume com ensaios inéditos sobre o "trabalho multifacetado" de Kluge que, "além de realizador, é hoje um dos mais originais pensadores da história recente, e autor de uma ampla produção teórica", descreve Serralves.

Alexander Kluge foi publicado em Portugal, pela primeira vez, no passado mês de julho, pela BCF Editores, com o primeiro volume de "Crónica dos Sentimentos" ("Histórias de Base"), que vai reunir a obra literária do cineasta.

Na altura, a Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, dedicou um dia da programação ao cinema de Kluge, com a exibição de "Despedida de Ontem", obra pioneira do Cinema Novo alemão, e uma montagem inédita de "O Formato das Micrometragens", revista pelo realizador para a ocasião.

Já da programação regular da Casa do Cinema, constam ciclos e programas como o Fast&Furious ou o regresso do Fim de Semana da Animação, bem como a segunda edição da rubrica "Estetoscópio".

"A reflexão continuará a ocupar um lugar central nas atividades da Casa do Cinema apresentando um amplo conjunto de conferências, dirigidas a todos os públicos. Pensadas em diálogo com as exposições e com toda a restante programação, as conferências confirmam a educação como uma das linhas estratégicas da Casa do Cinema, num ano em que continuará uma intensa atividade editorial e uma estimulante oferta de programas educativos especificamente delineados para diferentes faixas etárias", conclui a nota enviada à imprensa.

Tópicos
pub