Fotógrafo português Eduardo Gageiro vence concurso de fotografia

por Agência LUSA

O fotógrafo português Eduardo Gageiro recebeu, na cidade de Lishui, o primeiro prémio da 11ª Exposição Internacional de Fotografia Artística da China, o maior concurso de fotografia do mundo, que contou com mais de 3.500 participantes.

"Foi dos melhores momentos da minha vida, fiquei profundamente emocionado ao ouvir o meu nome e a seguir o nome de Portugal", disse Eduardo Gageiro, o único participante a receber o Prémio Especial do Júri do certame, perante uma assistência de 30 mil pessoas num festival que decorreu em Lishui, na província de Zhejiang, sudeste da China.

"Já participei em muitos festivais de fotografia, já vivi muitos momento importantes, mas nunca tinha recebido um primeiro prémio perante tanta gente, fiquei até um pouco embaraçado", confessou Eduardo Gageiro, que, para além do Prémio Especial do Júri recebeu também a Medalha de Ouro para a melhor fotografia e a Medalha de Ouro para a melhor fotografia a preto e branco na categoria "Vida Social e Costumes Populares".

A fotografia premiada chama-se "Poluição" e retrata dois homens que trabalham na rua, com as chaminés da cidade do Barreiro como pano de fundo.

"É uma fotografia em papel e a preto e branco, porque apesar de também fotografar com máquina digital, o meu grande prazer é revelar, ampliar, ir para o laboratório sem saber o que trago no rolo", disse o fotógrafo, que prepara agora um novo livro sobre "liturgia, devoção e espiritualidade".

"Quanto ao preto e branco, as fotografias têm mais profundidade, mais significado, uma densidade de que eu gosto", referiu Eduardo Gageiro.

A 11ª Exposição Internacional de Fotografia Artística da China foi organizada pela Sociedade de Fotografia da China, com o apoio da Federação Internacional de Arte Fotográfica e foi o maior concurso de fotografia alguma vez realizado no mundo, com 35.612 fotografias de 3.546 fotógrafos de 68 países e territórios.

De todas as fotografias, que enchiam 38 arcas, 362 foram escolhidas para passar à fase final do concurso pelo júri internacional de 11 membros, presidido por Robert Pledge, Director- Geral da Contact Image Press, que representa fotógrafos como Sebastião Salgado e Annie Leibovitz e organiza a exposição internacional World Press Photos.

"Um primeiro prémio no mais importante concurso fotográfico da China é uma honra, porque põe Portugal no mapa, dá visibilidade e abre portas a futuras iniciativas", comentou João Barroso, conselheiro cultural da Embaixada de Portugal a Pequim.

João Barroso disse também já ter convidado Eduardo Gajeiro a expor na China em 2006, que aceitou o convite, estando a embaixada portuguesa a iniciar contactos com entidades locais para apoiarem a exposição.

Eduardo Gageiro nasceu em 1935, publicou a primeira fotografia aos 12 anos, no "Diário de Notícias", e começou em 1957 a trabalhar como repórter fotográfico.

O fotógrafo já recebeu mais de 300 prémios em todo o mundo, foi editor da revista "Sábado", colaborou com a delegação portuguesa da Associated Press, a Companhia Nacional de Bailado, a Presidência da República e a Assembleia da República.

Eduardo Gageiro foi condecorado em 2004 com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

pub