Fotojornalista brasileiro realiza duas exposições em Lisboa
O Ano do Brasil em Portugal traz à Capital Lisboeta duas grandes exposições de José Medeiros, o primeiro fotojornalista brasileiro a transformar a fotografia em arte
A partir do dia 16 de janeiro na Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, e dia 17 de janeiro na Bes Artes & Finanças, Lisboa, até o dia 05 de abril (nos dois locais) e com entrada livre, acontecerá a exposição fotográfica do fotojornalista José Medeiros, um dos maiores nomes da fotografia brasileira.
Reunindo cerca de 190 fotografias e quase 30 documentos (revistas: O Cruzeiro, publicações etc.), a mostra José Medeiros é dividida entre dois espaços expositivos na cidade de Lisboa.
Cada exposição aborda um tema específico da obra do autor. O conjunto das imagens reunidas, relata um Brasil do qual Medeiros soube traduzir toda a sua inventividade, diversidade e dinamismo.
Esta exposição é dedicada ao Brasil das origens,onde é possível observar retratos como os índios do Xingu, a reportagem mítica de setembro de 1951 sobre uma cerimónia de iniciação ao candomblé – culto afro-brasileiro -, assim como o Nordeste e terras do interior do Brasil.