Fotos de "Portugal Iluminado", novo olhar sobre monumentos do passado
"Portugal Iluminado", álbum fotográfico de Nuno Cardal e Pedro Dias que pretende mostrar como a luz permite um novo olhar sobre monumentos e zonas históricas, é lançado quarta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Os autores do livro - que contém mais de 130 imagens a cores, incluindo um panorama do Porto e outro de Cascais - escrevem no prefácio da obra que a iluminação "permite aos homens do presente intervirem nas obras do passado".
De Guimarães a Faro, passando por dezenas de localidades portuguesas, Nuno Cardal e Pedro Dias captaram "a uma nova luz" a estátua de D. Afonso Henriques, a zona ribeirinha do Porto, a Torre de Centum Cellas (Belmonte) ou a Praia da Rocha.
A ponte de Arcos de Valdevez, o Arco da Almedina (Coimbra), o Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha), a Roda do Mouchão (Tomar) e o Templo de Diana (Évora) são outros dos lugares de cariz histórico escolhidos pelos autores.
O livro, editado pela Quimera, faz acompanhar as fotografias de breves informações históricas.
Embora não apresentem a obra como um guia turístico, os autores afirmam que, se as fotos despertarem nos leitores "a vontade de visitar os locais retratados" e as notas "suscitarem o desejo de aprofundar os temas representados", o livro cumpriu a sua missão.
Nuno Cardal nasceu em Lisboa em 1967, licenciou-se em História pela Universidade de Coimbra, onde começou a desenvolver alguns trabalhos na área da fotografia, e tem feito um percurso profissional ligado às áreas da cultura e da publicidade.
Foi responsável pelo Programa Comunitário de Desenvolvimentos de Infra-Estruturas Turísticas e Culturais e coordenou e executou o trabalho fotográfico para uma enciclopédia sobre Lisboa, sendo co- autor do livro "Lisboa Iluminada", publicado em 2004.
Pedro Dias nasceu em Lisboa em 1977, também participou no trabalho fotográfico para uma enciclopédia sobre Lisboa e é igualmente co-autor do livro "Lisboa Iluminada".
Repórter, editor e pós-produtor de vídeo, é fotógrafo profissional desde 1994, trabalhou para várias empresas de publicidade e desenvolve actualmente funções de coordenador de animação do Estádio da Luz.