França celebra aniversário de "O Principezinho", traduzido em 160 idiomas

A edição francesa de "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, cumpre 60 anos como o livro francês mais traduzido, já que está publicado em 160 línguas diferentes, tendo vendido cerca de 80 milhões de exemplares.

Agência LUSA /
DR

A França vai assinalar a data com espectáculos, exposições e várias ree dições da obra, que começou por ser publicada em 1943 nos Estados Unidos, onde S aint-Exupéry se havia refugiado devido à invasão da França pelos nazis, durante a II Guerra Mundial.

"O Principezinho", que é também o livro francês mais vendido no mundo, já vai a caminho das 500 edições e está traduzido em 160 idiomas e dialectos, in cluindo o xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul.

As celebrações serão organizadas pela editora Gallimard, que vai public ar vários livros comemorativos, incluindo um volume com ilustrações inéditas de Saint-Exupéry, outro em que vários escritores homenageiam o pequeno príncipe e a inda uma edição de luxo do livro.

Também será editado um livro intitulado "Era uma vez... o Principezinho ", em que escritores como Michel Tournier e Paul Auster recordam a primeira vez que leram a história, uma edição animada e uma versão em CD, com a voz do actor Bernard Giraudeau.

Na história, as aventuras do menino que vivia no asteróide B612 têm iní cio quando um piloto - representação do próprio Saint-Exupéry - aterra no desert o do Sahara e conhece um menino que lhe mostra a sabedoria da infância.

Peritos na obra de Saint-Exupéry (1900-1944) afirmam que o principezinh o estava na mente do escritor vários anos antes de escrever o livro, pois existe m desenhos da década de 1930 em que a autor esboçava já uma personagem de cabelo espetado, vestido com um manto e rodeado de estrelas.

Terá sido o editor norte-americano Eugéne Reynal quem, ao ver um desenh o do pequeno príncipe, sugeriu a Saint-Exupéry que convertesse a figura em herói de um livro infantil - uma ideia que tomou forma seis meses depois, em 1942.

O livro foi publicado em inglês e português nos EUA, uma semana antes d e o escritor partir, como piloto de aviação, para uma missão no Norte de África.

O escritor desapareceu, a bordo do seu avião, a 31 de Julho de 1944, no Mediterrâneo, sem nunca ver editada a obra na sua terra natal.

"O Principezinho" foi lançado em França apenas em 1946, um ano depois d o final da II Grande Guerra, e, durante os anos seguintes, viria a conquistar le itores em todo o mundo, existindo mesmo um museu com o seu nome no Japão.

PUB