Franz Ferdinand em Lisboa
O grupo rock escocês Franz Ferdinand actua pela primeira vez em Lisboa no próximo dia 28, no âmbito de uma iniciativa denominada Lisbon Soundz, que contará também com os conterrâneos Mogwai e os Jimmy Chamberlin Complex.
Os Franz Ferdinand, que protagonizaram um dos melhores concertos do festival Sudoeste de 2004, na Zambujeira do Mar, estão de regresso a Portugal, mas a presença em Lisboa é uma estreia.
No concerto no Lisbon Soundz, um mini-festival que decorrerá na Doca de Algés, os Franz Ferdinand poderão já mostrar alguns temas do novo álbum, que planeiam editar em Outubro.
"You Could Have It So Much BetterÓ With Franz Ferdinand" será o segundo registo da vida do quarteto de Glasgow, que teve uma ascensão fulgurante no mercado britânico depois de ter conquistado a crítica com o álbum homónimo de 2004.
A sonoridade do novo álbum ainda não é conhecida, já que o single de avanço "Do You Whant To" só sai em Setembro, mas o disco de estreia assentava numa combinação contagiante de rock, pop, ritmos dançantes e "riffs" de guitarras que ficam no ouvido.
No Lisbon Soundz estarão ainda presentes os Mogwai, banda pós- rock também de Glasgow, de volta a palcos portugueses um ano e meio depois de uma apresentação em Lisboa e em Gaia e com o mesmo álbum em carteira, "Happy Songs for Happy People", de 2003.
Em estreia em Lisboa vão estar ainda os Jimmy Chamberlin Complex, projecto do baterista norte-americano Jimmy Chamberlin, que integrou os projectos rock Smashing Pumpkins e Zwan, e que editou este ano o álbum "Life Begins Again".
Os bilhetes para o Lisbon Soundz estarão à venda a partir de segunda-feira e custam 25 euros.
Quem também regressa a Lisboa, mas em Novembro, são os islandeses Sigur Rós, dois anos depois de dois concertos esgotados nos coliseus.
A 20 de Novembro, apenas no Coliseu de Lisboa, o grupo rock etéreo e experimental da Islândia, que tem um estatuto de culto entre os portugueses, apresentará o álbum "Takk", com edição prevista para Setembro.
O novo álbum, que significa "obrigado", promete regressar aos ambientes do registo "Ágaetis Byrjun" (1999), o antepenúltimo trabalho.
Em 2002, editaram "()" e no ano passado saiu o EP instrumental "Ba Ba Ti Ki Di Do" composto para um espectáculo da Companhia de Dança do coreógrafo Merce Cunningham.
A acompanhar os Sigur Rós em Lisboa estará a formação islandesa feminina Amina.
Os bilhetes já estão à venda e custam 25 euros.
SS.
Lusa/Fim