Fundação Calouste Gulbenkian prepara estudo sobre ebooks
Lisboa, 13 set (Lusa) - A Fundação Calouste Gulbenkian vai fazer um estudo sobre novas ferramentas de leitura, como os ebooks, para tentar perceber "qual o papel da leitura" e do livro digital, anunciou hoje o administrador da Fundação, Eduardo Marçal Grilo.
Na abertura da quinta conferência internacional do Plano Nacional de Leitura, em Lisboa, Marçal Grilo revelou que o serviço educativo e a Biblioteca de Arte da Fundação vão encetar a realização de um estudo intitulado "Novas ferramentas de leitura".
"Queremos perceber qual o papel que [o livro digital] vai ter no futuro, como maximizar essa ferramenta", disse Marçal Grilo.
As conclusões do estudo deverão ser divulgadas dentro de dois anos, estando prevista a utilização de 200.000 euros para o concretizar.
Como parceiros na elaboração deste estudo, a Gulbenkian contará com a participação de entidades como a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, a Sociedade Portuguesa de Autores e duas instituições de Espanha e do Reino Unido.
Num tempo de mudanças na área do livro com o desenvolvimento do digital, Eduardo Marçal Grilo afirmou que este estudo pretende ainda ajudar a entender qual vai ser a função da leitura e das bibliotecas.