"Fundação", de Isaac Asimov, vai ser filme

Lisboa, 31 Jul (Lusa) - "Fundação", de Isaac Asimov, uma das obras maiores da Ficção Cientifíca, vai ser transposta para o cinema, na que será a primeira produção de Bob Shaye e Michael Lynne, noticiou o Hollywood Reporter.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Fundadores da New Line entretanto absorvida pela Warner, Shaye, um dos responsáveis pela passagem ao cinema de "O senhor dos anéis", e Lynne criaram a sua própria produtora, a Unique Features, sob cuja bandeira o romance de Asimov ganhará forma no grande ecrã.

O filme tem como base a primeira das obras de "Fundação", uma trilogia de Asimov, que conta como uma sociedade que arranjou modo de prever o futuro - a partir de um método denominado "psico-história» - cria uma fundação dedicada à investigação científica para se proteger e assegurar a sua sobrevivência.

Politicamente marcada, a obra põe em cena um vasto número de personagens, à frente das quais Hari Seldon, o "pai" da "psico-história".

Se a adaptação do primeiro volume da trilogia obtiver êxito, a dupla de produtores avançará para o segundo e o terceiro volumes, à maneira do que foi feito no caso de "O senhor dos anéis".

"A nossa ideia é reavivar o apetite das audiências mundiais para esta história", explicou Shaye ao Hollywood Reporter.

Na opinião do produtor, os temas políticos de "Fundação", particularmente o seu enfoque na ascensão e queda de impérios, dão ao filme relevância geopolítica.

RMM.


PUB